Caros leitores,
Neste artigo apresentamos o texto do vídeo sobre o Ítalo Treno, divulgado do artigo passado.
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A península itálica é servida por um novo serviço ferroviário de trens de alta velocidade, o Italo Treno, uma empresa privada ligada ao grupo Ferrari. É importante lembrar que já apresentamos no site Portogente os trens da Trenitália, estatal italiana que opera os velozes Frecciarossa, Frecciabianca e Frecciargenta.
O novo trem-bala italiano chama-se Italo. Foi inaugurado oficialmente em julho de 2012 e está ganhando fama mundial como a Ferrari dos trilhos. O trem de luxo liga as principais cidades italianas e é operado pela Nuovo Transporto Viaggiatori (NTV).
Foto: Fabiano Simão
Imagem capturada do Italo Treno
O Italo Treno atende o principal eixo da Itália entre Salerno e Torino, parando nas cidades de Napoli, Roma, Firenzi, Bologna, Padova e Veneza, circulando com a velocidade máxima de 300 km/h. Essas cidades também são servidas pela Trenitália, entretanto em Roma e Milão o Italo Treno não escala nas estações centrais, que são exclusivas dos trens da Trenitália.
Os trens da Italo Treno oferecem três classes de acomodações para os passageiros: Smart, Prima e Club, além de cabines para quatro passageiros denominadas de salottinos. O preço dos bilhetes ferroviários são mais baratos que os da empresa estatal, a Trenitália, mas exige a compra antecipada que pode ser realizada via internet. Kits de lanches permitem aos usuários se alimentarem nas próprias poltronas.
O design aerodinâmico e a moderna cabine de comando somados à linha com geometria perfeita composta por túneis, pontes e viadutos resultam em um rolar suave e veloz, percorrendo as belas paisagens italianas.
A experiência italiana de trens privados é o novo paradigma das ferrovias para o século XXI e somente o futuro mostrará se ela terá vida longa sem os caros investimentos do estado.