Uma festa que resultou em muitos motivos para comemorar. Além da entrega do prêmio Personalidade PortoGente 2005 ao engenheiro Carlos Eduardo Bueno Magano, o saite mostrou o seu terceiro layout desde o seu lançamento, pouco mais de dois anos atrás.
“O PortoGente tem essa proposta de destacar os valores da atividade portuária. Esse é o terceiro prêmio que a gente oferece. Teve o de poesia, o de artes plásticas e, agora esse troféu, que busca homenagear pessoas realizadoras que vêm transformar para melhor o porto, acima de tudo pessoas humanitárias”, explica José Antônio Marques Almeida, diretor do saite.
Para o ano que vem já está sendo desenvolvida a idéia de premiar o trabalhador portuário. Aliás, no próximo dia 28, data em que se comemora o Dia do Portuário, o saite vai trazer uma homenagem especial àqueles que ajudam a construir com dignidade a história do Porto de Santos.
Personalidade PortoGente 2005
O evento da últiam terça-feira na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, iniciou com uma breve apresentação do novo layout do saite, mais moderno e com duas novas seções Porto Livre e Portos do Brasil. Com o novo formato, o saite pretende ampliar a quantidade de internautas buscando fornecer mais informações sobre a realidade dos portos de todo o país. A idéia é fazer com que o usuário tenha uma navegação mais confortável e eficiente.
Porto Livre
Nesta nova seção, a estréia fica por conta do engenheiro naval, Frederico Karg, conferente de carga e descarga do porto de Santos, atualmente professor universitário da Escola Politécnica de São Paulo e consultor ferroviário.
De acordo com Jama, no Porto Livre poderá se manifestar qualquer pessoa. “A todos aqueles que visitam o saite e tiverem vontade de falar através dele, estará aberta a seção. Presupõem-se que sejam assuntos portuários, porém, como o porto é feito não somente de navios e cargas, mas sim de pessoas, o tema será livre”, fala o diretor. Leia o primeiro artigo clicando aqui.
Portos do Brasil
Já esta seção será uma fonte de pesquisa e informações sobre os principais portos do país mostrando dados de movimentação, infra-estrutura, investimentos e a relação Porto-Cidade. Reportagens especiais com os gestores ainda estarão à disposição do usuário.
Prêmio Personalidade
Na sequência da apresentação do novo visual, os cerca de 200 convidados testemunharam a entrega do troféu Personalidade PortoGente 2005 dedicada neste ano ao engenheiro Magano, reconhecidamente um homem preocupado com a construção de novos conceitos e modelos para o porto de Santos. (veja entrevista especial)
Exposição de charges
O público ainda conferiu a exposição de charges do cartunista do saite PortoGente, Betto Cordeiro. Com a experiência de 17 anos dedicados aos cartoons, o artista plástico já desenhou para os principais veículos de comunicação da Baixada Santista.
Na exposição foram reunidos 18 trabalhos veiculados nas colunas Olá Porto! e A Toca ao longo deste último ano no saite PortoGente. Foram selecionadas 12 ilustrações e seis charges de humor político, conforme a mensagem que se pretende relembrar, além da beleza do trabalho.
Betto explica que utiliza a técnica da infografia nas ilustrações do Olá Porto! na qual é feita uma pesquisa de diversas imagens e a composição harmônica resulta na idéia que se deseja transmitir. O processo de criação pode durar de 10 minutos a horas de trabalho. “O desenho simplifica, faz você chegar a uma conclusão mais rápida”, explica o cartunista.
Sobre as charges da coluna A Toca, Betto selecionou para o evento as mais críticas, principalmente envolvendo o governo do presidente petista. “O Lula é uma charge pronta, gordinho e barbudo. Não preciso nem de foto para desenhá-lo”, diz.
Visões do Porto de Santos
O livro, que foi distribuído aos convidados, levou cerca de um ano para ser finalizado, desde a sua concepção à publicação. A síntese da história do porto de Santos é contada através de imagens e sucintos textos, o que dá leveza à obra. Mais de 100 imagens entre cartões postais pertencentes à coleção de Laire José Giraud e fotografias de Berenice Kauffmann Abud, Vlaidner de Lima e Vera Hikari foram usadas para a elaboração deste livro.
Toda a história, desde a chegada dos portugueses no Brasil até os dias atuais, é contada em oito períodos, porém sob a ótica da movimentação de cargas no porto de Santos e de sua interferência na relação Porto-cidade. Dessa maneira, o leitor tem uma noção dos vários acontecimentos em diversos níveis, sociais e econômicos, num mesmo período.
Uma das autoras do texto, a artista plástica e educadora, Ana Kalassa El Banat, explica que o grande diferencial deste livro é a parte visual. “Foram três projetos diferentes até chegarmos a conclusão deste. Foi trabalhado muito o design gráfico pela Melissa Ferrauche, o aprendizado foi muito grande”, conta Ana Kalassa.
Além dela, o texto tem autoria de Luiz Alberto Costa Franco, 35 anos de experiência portuária e ex-diretor do porto. “O livro é um pouco disso, diferentes visões do porto. A minha é mais acadêmica, já a do Jama e a do Luiz Alberto é mais interna, técnica”, diz Kalassa.
“Visões do Porto de Santos resulta de um conjunto de paixões que se encontraram e fundiram um livro. Ele está bem portuário, gostei do resultado. Tenho certeza de que as pessoas vão gostar muito”, fala Jama.