Sexta, 08 Agosto 2025

Caros leitores,
Hoje destacamos a travessia de automóveis embarcados em vagões ferroviários no Canal da Mancha, cujo vídeo foi apresentado no artigo anterior.

***************************************

O Eurostar - trem de passageiros entre Londres e Paris/Bruxelas - oferece um serviço ferroviário que transporta automóveis e seus ocupantes entre Calais, no litoral francês, e Dover, junto às falésias inglesas nas margens opostas do Canal da Mancha.

Para fazer a travessia, o bilhete é comprado como de trem comum, mas em vez de passageiro é por veículo. O valor depende do tamanho do automóvel, da procura e assim varia conforme dia, época, horário, etc. Entre os meses de abril e maio, baixa estação, o valor da tarifa para um carro médio está em torno de 70 euros para a viagem de ida (do terminal de Calais, na França, ao terminal de Dover, na Inglaterra). Para a volta é necessário pagar a passagem novamente.

O próprio motorista conduz seu veículo no terminal e entra nos vagões especiais para esse tipo de transporte. O último e o primeiro vagões têm portas laterais e é possível transitar através dos demais vagões. Dessa forma, os automóveis entram pelo último vagão e são guiados em direção ao primeiro vagão.

Imagens: Antonio Carlos Bandeira Guimarães Neto

Acesso ao terminal do Eurotunel Suttle em Calais, França - 2012

Uma vez estacionados, os veículos formam uma fila dentro do trem e os passageiros podem subir para o deck superior, onde estão as poltronas para serem utilizadas durante a curta travessia de 35 minutos, pois o trem trafega a 140 km/h. No modal concorrente, os ferry boats, a viagem é de cerca de duas horas.

Terminada a travessia, a porta lateral do primeiro vagão é aberta e a fila de veículos sai do trem e se encaminha para fora do terminal. O motorista então deverá ter uma atenção especial, caso ele não seja britânico, com a circulação que utiliza a mão inglesa. Esse serviço opera somente nesse trecho, fazendo as viagens de ida e volta, como a Ponte Aérea Rio-São Paulo. 


Vagão para o transporte dos automóveis em Calais, França - 2012


Saída do vagão ferroviário do Eurotunel Suttle em Dover, Inglaterra - 2012

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome