No mundo da moda e da indústria do entretenimento, são certamente esperados cumprimentos com abraços e beijos. Mas, nos ambientes mais tradicionais, os cumprimentos devem ser mais reservados e os abraços e beijos são, em geral, evitados.
Em certos casos, parceiros comerciais que não se vêem há algum tempo podem achar que um abraço ou um beijo no rosto é adequado, mas devem ser discretos ou evitar totalmente essas demonstrações.
Os abraços e beijos nos cumprimentos são em geral em cinco tipos:
Beijo - O beijo no rosto fica melhor nas situações sociais. No trabalho, os executivos de ambos os sexos devem se abster de beijos em público. Esse leve beijo pode, excepcionalmente, ser dado quando as pessoas se conhecem muito bem, em especial, quando estão se cumprimentando num evento quase social ou em uma festa;
O Beijo no ar - O que começou como uma forma de evitar as marcas de batom ou estragar a maquiagem virou moda;
O abraço de urso - Deixe essa forma extrema de abraço com os dois braços para amigos mais próximos ou colegas de trabalho dos quais você é mais próximo e para quem não encontra há muito tempo.
O meio abraço - Dar e receber ao mesmo tempo um abraço com um braço em torno do ombro do outro, num movimento breve, é apropriado, às vezes, entre colegas de trabalho do mesmo sexo, mas somente se forem também amigos íntimos;
O abraço de ombro - Esse tipo consiste em ambos pegarem no braço ou no ombro do outro com a mão livre, enquanto apertam as duas outras mãos. É uma forma de cumprimento que cai melhor entre pessoas que não se vêem há bastante tempo e que são próximas.
Cuidado ao abraçar e beijar pessoas que você mal conhece e mais cuidado ainda quando você abraçar e beijar alguém que você acabou de ser apresentada(o). Tenha bom senso. Sempre!
Nina Lopes