Nesta semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o Portogente homenageia as lutas e conquistas das mulheres que escrevem a história do Porto de Santos. Por isso, também lança o Prêmio Esmeralda Pereira Penha, para laurear a mulher portuária destaque do ano.
Reverenciar a figura corajosa, lutadora e vitoriosa, que batiza o prêmio com o intuito de estabelecer um referencial para a crescente presença feminina na atividade portuária, contribui para divulgar a pujante biografia do mais importante porto do Hemisfério Sul.
Esmeralda trabalhou nesse porto como a primeira e, durante três décadas foi a única, de 1933 a 1963, despachante aduaneira, quando também fundou a Eudmarco S/A Serviços e Comércio Internacional. Uma vida admirável por qualquer mulher e que pode ser conhecida na seção ‘Porto-Cidade’.
O porto foi sempre um ambiente masculino. As raízes dessa cultura vêm das predominâncias do trabalho braçal e de homens nas tripulações dos navios. As mulheres pioneiras nesse mercado foram arrojadas desbravadoras sociais. Atualmente, novas tecnologias e o aumento do número de mulheres no mercado mundial de trabalho contribuem para acelerar essa mudança que já há algum tempo, vem ocorrendo nos cais.
Poderão participar desse concurso as mulheres com mais de cinco anos de atividade ligada ao Porto de Santos. No dia do aniversário do Portogente, em 8 de julho, além do troféu, a vencedora receberá prêmios. O regulamento do concurso será publicado na próxima semana.
As estatísticas de visitas ao Portogente mostram um interesse crescente da comunidade portuária em enviar e-mails, trocar idéias, participar de debates e fazer questionamentos. Poesias que estão chegando de diversos pontos do Brasil para concorrer no Concurso de Poesia Porto-Cidade, confirmam a oportunidade do evento.
Por ocasião dos 40 anos da “Revolução de 64 no Porto de Santos”, está sendo montada exposição de fotos para ser apresentada no Portogente a partir do próximo dia 16. Contribua com suas fotos, enviando-as pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou contatando para serem copiadas.
Celebremos todas as mulheres portuárias do mundo, que nesta semana cantam seu canto de direito à liberdade de trabalhar com dignidade nesse elo da cadeia do comércio por todos os mares.
Leia mais sobre Esmeralda Pereira Penha no link abaixo:
http://www.portogente.com.br/stexto.php?cod=507
José Antonio Marques Almeida (JAMA) é engenheiro civil, pós-graduado em administração portuária e publisher do Portogente.