Foi instalado neste mês mais uma cópia do servidor DNS (Domain Name Server) raiz I no Ponto de Tráfego (PTT) de Porto Alegre, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Este é o quarto servidor espelho para resolução de domínios existente no Brasil. Com isto a velocidade para a resolução de domínios passou de 100 milissegundos (até o ano de 2003) para 10 milissegundos na resposta.
Os servidores DNS tem a função de interpretar uma requisição de endereço textual e identificar o IP que o usuário quer acessar. Assim, ao acessar, por exemplo, o endereço www.portogente.com.br (domínio) o servidor recebe a solicitação e indica qual o IP está localizado o site ou serviço desejado.
Isto evita que o usuário precise saber em qual o IP está o site que quer acessar, já que este é composto por um endereço numérico mais complexo e de difícil memorização.
Com a instalação deste novo root-server, além da significativa melhora no tempo de resposta de acesso ao domínio, espera-se também aumentar a confiabilidade e autonomia no acesso global ao DNS para os usuários da rede no país.
Apenas alguns países possuem mais do que este número de servidores espelhos, mas cabe ressaltar que isto não resolve todos os fatores de lentidão no acesso a Internet.
A resolução de domínios é só o primeiro momento de acesso a um site, ou seja, navegação, download de arquivos e conteúdos entre outros não sofrem impacto com esta mudança. Para uma melhora nestes itens é preciso considerar a qualidade da banda larga, a distância entre os computadores que estão se comunicando bem como a rota utilizada no tráfego dos dados.