Caros leitores,
Hoje, falaremos dos portos de Santa Catarina.
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Os cinco portos estrategicamente distribuídos pelos 500 quilômetros da costa catarinense fazem do Estado um grande pólo logístico no País. Cada um com características físicas e geográficas exclusivas assim como concessões diferenciadas.
O Porto de São Francisco do Sul, localizado na Baia da Babitonga, litoral norte, distante 190 quilômetros de Florianópolis, é um porto de águas profundas e bem abrigado e tem acesso ferroviário atendido pela ALL – América Latina Logística, pela BR-280 e fica a cerca de 35 quilômetros da BR-101.
O porto tem como concessionária a APSFS – Administração do Porto de São Francisco do Sul, vinculada a Secretária de Desenvolvimento Regional de Joinville.
As principais cargas movimentadas são:
- Soja, farelo de soja e óleo de soja. Abrigados nas instalações de graneis sólidos. É o 4º porto brasileiro no complexo de soja.
- Carga geral em contêineres. É o 6º porto do Brasil em movimentação de contêineres.
O petróleo bruto é descarregado em mono-bóia off-shore que abastece a Refinaria de Araucária através de oleodutos.
O Porto de Itajaí, fica no litoral centro, a uma distância de 110 quilômetros de Florianópolis, bem na foz do Rio Itajaí-Açu. 2 de seus 4 berços estão sendo reconstruídos após a inundação de novembro de 2008. É servido pela BR–101, que corta o município, através de 3 acessos, distantes 5 quilômetros do porto.
A concessão é da Administradora Hidroviária Docas Catarinense – ADHOC, vinculada a Prefeitura Municipal de Itajaí. A 14 quilômetros do porto opera a EADI – Estação Aduaneira de Interior.
As principais cargas movimentadas são:
- Carga geral em contêineres. Era o 2º porto brasileiro em movimentação de contêineres antes da catástrofe de novembro de 2008, e o 1º porto brasileiro em mercadoria refrigerada e congelada.
O Porto de Navegantes localizado na margem oposta do Rio Itajaí, em frente ao Porto de Itajaí, foi inaugurado em 2007. Tem 4 berços e uma retro-área de 600.000 m² , é especializado na movimentação de contêineres. O porto é operado pela Portonave e foi construído pela iniciativa privada. Está localizado no km zero da BR-470 a 8 quilômetros da BR-101.
O Porto de Imbituba está localizado no litoral sul a 90 quilômetros de Florianópolis. É um porto de mar aberto protegido das ondas por um molhe. Possui 3 berços convencionais e uma rampa para navios tipo roll-on roll-off que será desativada com a construção dos novos berços de uso público pela Tecon Imbituba, a nova concessionária do terminal de contêineres. O Porto de Imbituba é atendido pela FTC – Ferrovia Tereza Cristina e pela BR–101, distante 6.0 e 6.5 quilômetros pelos acessos Sul e Norte.
O porto de Imbituba é a única concessionária privada do Brasil, CDI – Companhia Docas de Imbituba. A ZPE – Zona de Processamento de Exportação de Imbituba está a 6 quilômetros do porto.
As principais cargas movimentadas no porto são:
- Produtos químicos e fertilizantes
- Coque (derivado de carvão)
- Congelados e açúcar
O Porto de Laguna está situado no litoral sul a 110 quilômetros da Capital do Estado. É um porto lacustre, localizado na Lagoa de Santo Antônio. O Porto de Laguna está a 8 quilômetros da BR–101.
O porto é operado pelo Governo Federal através da Administração do Porto de Laguna vinculado a CODESP – Cia Docas do Estado de São Paulo. É um porto pesqueiro e movimenta pescado e gelo, que é produzido na fábrica do próprio porto.
O 5º porto catarinense está em construção em Itapoá na margem esquerda da Baia da Babitonga em frente ao Porto de São Francisco do Sul. O porto terá 2 berços para contêineres e uma grande retroárea para estocagem. Seu acesso em construção será feito por uma rodovia estadual que o conectará a BR-101, no município de Garuva a 50 quilômetros ao norte de Joinville. Investimento privado será operado pelo Tecon Santa Catarina. A inauguração do Porto de Itapoá está prevista para setembro de 2010.
Referência bibliográfica
http://www.sie.sc.gov.br