A corrente comercial entre os países cujo idioma oficial é português é quase irrelevante no cenário internacional. De acordo com informações do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, de janeiro a março de 2019 Portugal foi apenas o 38º país com o qual o Brasil mais fez transações comerciais e Angola figura somente entre as 70 primeiras nações. O Brasil exporta mais do que importa destes dois territórios, assim como a corrente entre Portugal e Angola é bem favorável aos lusitanos.

angola anadacostaAinda pouco significativas, as exportações de Angola para terras portuguesas cresceram cerca de 300% em 2018 em relação ao ano anterior, constituídas em 90% por produtos petrolíferos. No total, o comércio entre os dois países foi de 2,4 bilhões de euros no ano passado. De acordo com a representante comercial da Embaixada de Angola em Portugal, Ana da Costa, o principal desafio do país africano é diversificar as atividades de suas indústrias.

Para a melhoria do ambiente de negócios, ela revelou que está em curso a organização de eventos com os produtores angolanos, buscando a exposição de produtos para captar o interesse do consumidor português. Para a adida comercial, a grande comunidade angolana em Portugal tem potencial de gerar o ambiente propício para a dinamização do chamado "mercado da saudade", que tem como integrantes angolanos, cabo-verdianos, portugueses e consumidores de outras nacionalidades que conhecem a cultura angolana.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s