Transporte / Logística

O Porto do Açu recebeu, no dia 3 de dezembro último, a sonda de perfuração semissubmersível de águas profundas ODN Tay IV, que pertence a Odebrecht Óleo e Gás (OOG). A sonda é a primeira a atracar no empreendimento, e representa o início de um novo negócio.

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A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em definir a cobrança da Taxa de Serviços Administrativos (TSA) como ilegal é comemorada pelo CIEAM – Centro da Indústria do Estado do Amazonas. Isso porque a taxa recolhida pela Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus – e administrada pelo Governo Federal é utilizada, em sua maior parte, para pagamentos de juros de dívidas da União, em vez de ser alocada para a sua finalidade correta, conforme determina a Lei 1.660: a continuidade do funcionamento da Zona Franca de Manaus e da Amazônia Ocidental.

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O escritório da Asia Shipping na Índia completou três anos, em novembro último. A empresa quer se concentrar em consolidação de carga LCL naquele país, venda de frete de importação e ainda pretende focar na identificação e construção de novas rotas comerciais.Além da Índia, a Asia Shipping, integrador logístico fundado no Brasil há quase 20 anos, está presente na China, com diversos escritórios, Coreia do Sul, Taiwan e Vietnã. E mais, Estados Unidos (Miami), Equador e Chile.“A Índia é um grande país com um enorme potencial de crescimento. Estamos falando de uma população com mais de 1,3 bi de pessoas. Nós da Asia Shipping nos sentimos orgulhosos de estarmos presentes neste mercado”, disse Alexandre Pimenta, CEO da Ásia Shipping.  Como houve o boom na China, o mesmo irá acontecer com a Índia. “O melhor é que já estamos com nossa marca presente e consolidada naquele país”, disse o executivo, lembrando que já conta com um time local de alta qualidade e vai continuar a investir.

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A Modern Logistics, a partir deste mês, inicia as operações no Centro de Distribuição de Manaus para a Emdisa, contemplando os serviços de recebimento, armazenagem, picking e distribuição rodoviária dos produtos para região Norte.A Emdisa, que é distribuidora de brinquedos e artigos de puericultura e tem como principais parceiros a Hasbro e Philips Avent, atua nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, assim como em Minas Gerais e Espírito Santo. As operações vão utilizar o Centro de Distribuição da Modern Logistics em Manaus, que conta com uma área modular para atender as necessidades específicas de cada cliente.  Os serviços incluem a distribuição rodoviária também na cidade de Manaus.Para ganho de produtividade e garantia de controle rigoroso de estoques, a Modern Logistics utilizará sistemas integrados próprios aliados à mão-de-obra especializada. Para o Diretor Executivo da Modern, Hudson Reis, a Modern Logistics se posiciona como especialista em serviços de armazenagem, gestão de estoques e distribuição rodoviária e aérea para as empresas instaladas em Manaus e que tem a necessidade de enviar produtos para todo território nacional.

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Apesar do cenário econômico por que passa o País, o desempenho da indústria ferroviária em 2015 poderá ser considerado satisfatório. Entretanto, no segundo semestre houve uma queda nos volumes de fabricação, sinalizando certas dificuldades para 2016. CargaDe acordo com o diretor do Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas (Simefre), Vicente Abate, o volume de vagões de carga deverá ter um aumento de 18% em relação à previsão para o ano, com a entrega de 4.708 unidades em 2015, mesmo volume entregue em 2014. Nas locomotivas, o volume a ser entregue no ano deverá chegar a 110 unidades, 22% acima da previsão, superior também às 80 locomotivas entregues em 2014. PassageirosA entrega de veículos de passageiros sofreu uma redução de 20% em relação ao previsto, com um volume total de 337 unidades (carros de passageiros, monotrilhos e VLTs). Segundo o vice-presidente do sindicato, Luiz Fernando Ferrari, o setor de veículos de passageiros está sendo afetado pela situação econômica, com reflexos já em 2015 pelo atraso em novas encomendas que, pela natureza e tipo de ciclo industrial, trará impactos na produção a partir de 2017. O ritmo de produção está sendo adequado ao novo volume esperado de encomendas. ExportaçõesAs exportações aumentaram no setor de veículos de passageiros, graças às encomendas para a África do Sul e Argentina, com uma entrega de 84 carros no ano contra 60 unidades em 2014. Houve um acréscimo também em vagões, com exportação de 75 unidades contra 10 em 2014. Já nas locomotivas, o volume foi de apenas 6 unidades em 2015, volume pouco acima do exportado em 2014. Os fabricantes de rodas e grampos de fixação continuaram com bons volumes de exportação, que tendem a evoluir em 2016 em função do câmbio favorável. Investimentos e Faturamento - Na análise dos diretores do Simefre, a indústria ferroviária nacional está plenamente capacitada para atender aos volumes previstos pelo mercado e terá sua capacidade aumentada com a instalação de novas unidades industriais em Taubaté/SP, pela Alstom, e em Araraquara/SP, pela Hyundai Rotem, Randon e Ibayo CLK. A expectativa é de fechar o ano de 2015 com um faturamento similar ao de 2014, de R$ 5,6 bilhões. IncentivosNum cenário em que alguns incentivos foram revistos pelo Governo, como a desoneração da folha de pagamentos e o aumento das taxas de juros para o PSI, o setor conseguiu a prorrogação do REPORTO e obteve o MODERNIZA BK do BNDES. "As indefinições ainda existentes na execução dos programas do PAC e do PIL, aliadas ao momento da economia brasileira, não nos permitem antever o bom desempenho que tivemos nos dois últimos anos, podendo haver uma ligeira diminuição nos volumes de veículos no próximo triênio, afetando inclusive a sua cadeia produtiva e a de materiais para via permanente", ressalta Ferrari. Perspectivas“Estimamos para 2016 uma produção e entrega de 4.000 vagões de carga ( 50 para exportação ), 100 locomotivas ( 10 para exportação ) e 473 carros de passageiros e VLTs ( 72 carros para exportação )”, sinaliza Abate. Fonte: AZM Comunicações e Eventos

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