O desenvolvimento ferroviário ganha contribuição ímpar com o livro “Segurança Operacional de Trens de Carga: Uma literatura técnica de valor", escrito pelo especialista em tecnologia e manutenção Luiz Henrique Hungria. Colaborador da Rumo, o engenheiro lançou a obra, no dia 14 último, em Curitiba (PR), na sede da empresa. Hungria desenvolveu seus estudos durante mais de 30 anos de atuação no transporte ferroviário.
Com o objetivo de incrementar a bibliografia da área, 250 exemplares do livro, patrocinado pela Rumo, serão disponibilizados a acadêmicos e pesquisadores do ramo. “Temos certeza de que este trabalho será adotado pelas escolas de Engenharia de todo o País e ajudará a formar profissionais realmente bem preparados”, afirma o presidente da Rumo, Julio Fontana.
Trajetória
Hungria já trabalhou com manutenção de vagões e investigação de acidentes em linhas férreas. Em três décadas de atuação na Malha Sul, adquiriu conhecimentos que lhe permitiram desenvolver fórmulas e técnicas específicas para o aprimoramento do transporte ferroviário.
O intuito da obra é descrever e tornar esses raciocínios acessíveis. “O livro não tem intenção de dar conceitos, e sim explicar cálculos que foram formulados a partir da física”, explica o autor, duas vezes premiado pela Revista Ferroviária.
A organização do projeto levou dois anos, e os capítulos foram curiosamente escritos do final para o começo. “Escrevi primeiro o sexto e o sétimo capítulos, que fluíram facilmente e serviram como molde. Já o terceiro, que trata da dinâmica e formação dos trens, exigiu mais tempo; então, o deixei para o final”, conta Hungria.
As pesquisas dele serviram de inspiração para muitos colegas de trabalho. “Pelo fato de a literatura ferroviária não ser tão vasta, muitas foram as ocasiões em que ele criava suas próprias fórmulas e sempre encontrava o seu jeito de chegar às soluções dos problemas que era desafiado a resolver”, relata o gerente de Operações da Rumo, Osmar Labegalini, na Introdução da obra.