A expectativa é grande para a Intermodal 2017 que acontece nesta semana, de 4 a 6 de abril, na capital paulista. As novidades prometem mexer com o mundo portuário nacional e internacional. É o que garente os organizadores da Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, que ocupará as dependências da Transamerica Expo Center. Os participantes prometem apresentar muitas inovações ao público.
É o caso da Ricall Rádio e Telecomunicações, especializada em projetos de segurança e TI para portos e aeroportos, que apresentará uma câmera de videomonitoramento capaz de visualizar em cores no escuro. A tecnologia permite ver detalhes como a cor da roupa de um invasor no perímetro de uma instalação do setor de transportes.
Tipicamente, uma câmera de segurança grava imagens em preto e branco quando o nível de iluminação diminui, como à noite. A tecnologia Lightfinder, presente na câmera AXIS P1354-E, consegue gerar imagens em cores na escuridão quase total (apenas 0.1 lux, ou o equivalente à luz emitida por uma vela).
Essa inovação, criada pela fabricante sueca Axis Communications, será exibida pela primeira vez na Intermodal como solução para alguns desafios enfrentados pelo setor aeroportuário – que possui perímetros abrangendo vários quilômetros e áreas com baixa iluminação à noite.
No estande 11-46, a Ricall demonstrará as imagens em cores mesmo quando a câmera for colocada dentro de um armário escuro. Alexandre Marques, engenheiro comercial da Ricall, lembra que a segurança tem sido uma preocupação crescente em portos e aeroportos: “Os sistemas de videomonitoramento avançados têm permitido o uso de câmeras como dispositivos inteligentes para identificar de forma automática quando um passageiro caminha no sentido contrário ao permitido ou quando um suspeito se aproxima de um muro. Com a tecnologia Lightfinder, fica claro que as condições de iluminação não representam mais um problema para visualizar detalhes do ocorrido durante investigações."