Os aeroportos da Infraero são grandes centros comerciais, com ampla oferta de produtos, serviços e facilidades. Nesses aeroportos, há espaços para o desenvolvimento de diferentes modalidades de negócios, nos diversos setores da economia. É o caso do Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado,que fechou 2016 com receita comercial de R$ 10,1 milhões.
Nesse contexto favorável, o terminal maranhense conta hoje com uma série de oportunidades de investimentos em lojas e quiosques. No momento, dos 66 pontos comerciais do aeroporto, 27 estão disponíveis, sendo 11 no segmento de alimentação, 11 no varejo e cinco no setor de serviços. Além disso, o aeroporto dispõe de oito áreas para hangares.
No momento, dos 66 pontos comerciais do aeroporto, 27 estão disponíveis.
Nas áreas externas ao terminal de passageiros, o Aeroporto de São Luís também conta com um grande potencial de negócios. O planejamento da Infraero para futuras ações envolve áreas para hotelaria, transportadoras de cargas, centros comerciais de logística de cargas, entre outras.
“O Aeroporto de São Luís apresenta uma ótima relação custo-benefício para a abertura de negócios comerciais, já que há um fluxo constante de pessoas com grande poder de compra, durante todos os dias da semana”, afirma o superintendente do aeroporto, Sergio Kennedy Soares Freitas. “A nossa proposta é torná-lo um local cada vez mais funcional e agradável ao passageiro, com múltiplas opções de serviços, alimentação, entretenimento e conveniência”, acrescenta.
Atualmente, três empresas aéreas operam voos a partir de São Luís – Latam, Gol e Azul - ligando a capital maranhense às cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA), Recife (PE), Imperatriz (MA) e Teresina (PI).
Em 2016, passaram pelo aeroporto 1,52 milhão de passageiros. No mesmo período, foram registradas 18.880 operações de pousos e decolagens, média de 1.570 por mês.
PARA ABRIR UM NEGÓCIO NOS AEROPORTOS INFRAERO
A oferta de espaços comerciais surge à medida que novas áreas são criadas, ampliadas ou renovadas. O mix de lojas é definido por meio de pesquisas mercadológicas, de opinião e satisfação, assim, a Infraero tem a certeza de que assegura o melhor negócio para seus parceiros e oferece produtos de qualidade aos passageiros e usuários de seus aeroportos.
Por meio do endereço www.negociosaeroportuarios.com/index.php/licitacoes os interessados em abrir um negócio num dos 59 aeroportos da Rede Infraero tem acesso à todas as licitações que estão em curso, sendo possível pesquisar tanto por objeto como por aeroporto. É possível, também, acompanhar o desenrolar das licitações, podendo o interessado se cadastrar para receber as informações atualizadas e pontuais.
A Infraero trabalha com duas modalidades de contratação:
Com processo licitatório:
• Concessão de uso de área SEM INVESTIMENTO: dentro dos terminais de passageiros (varejo, alimentação, mídia e serviços), com prazos de até 120 meses.
• Concessão de uso de área COM INVESTIMENTO: nas áreas externas (hotel, centro de convenções, condomínios logísticos, home centers e supermercados), com prazos de até 240 meses.
Sem processo licitatório
• Ações de promoção e merchandising: atividades de experimentação, degustação, lançamento ou exposição de produtos e serviços, com prazos de até 90 dias.
AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO LUÍS EM NÚMEROS
- Quantidade de pontos comerciais: 66;
- Pontos comerciais disponíveis: 27;
- Segmentos atendidos: alimentação, varejo, serviços, publicidade e ações eventuais.
- Receita comercial: R$ 10,1 milhões em 2016;
- Potencial para empreendimentos em áreas externas: hotel, centros logísticos e empreendimentos comerciais;
- Potencial para empreendimentos em áreas operacionais: hangares;
- Movimentação de passageiros em 2016: 1,52 milhão de embarques e desembarques.