Sexta, 26 Abril 2024
publicado originalmente pelo G1 Acre

Atendendo recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) junto com a Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) proibiram o embarque e desembarque de ribeirinhos pela rampa do Porto de Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo o MPT, não é permitido por lei o trânsito de qualquer pessoa a uma área portuária, principalmente devido ao risco à segurança.

“Esses ribeirinhos ancoravam seus barcos e utilizavam a rampa onde é feito todo serviço de carga e descarga. Isso é uma questão de segurança, imagina uma criança passando no meio das cargas, ou duas balsas espreme um barco desses e morre todo mundo. Tem material inflamável e as pessoas podem passar fumando, então, tem que existir esse controle”, justifica o procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Marcus Cutrim.

Foto: Genival Moura/G1

Na região Norte, população usa o transporte aquaviário frequentemente

Os ribeirinhos, principalmente, da Comunidade Estirão do Remanso localizada às margens do Rio Juruá, afirmam que precisam utilizar o porto, já que segundo eles, não existe outro local apropriado para o embarque e desembarque, principalmente de estudantes e professores que rotineiramente se deslocam até às escolas na zona urbana.

“Entendemos essa questão da segurança, mas o governo quando faz um porto deveria construir um espaço para a população, moradores de pelo menos cinco comunidades passam por aqui todos os dias. Ficamos proibidos de usar o porto durante três dias, porque estava acontecendo uma vistoria e tivemos que ficar utilizando um local sem pavimentação com muita lama, fica difícil para nós”, relata José Arteme Ferreira, líder comunitário.

Para não impedir imediatamente o acesso dos ribeirinhos, o MPT entrou em acordo com a Sefaz e o Deracre e permitiram durante os próximos 30 dias o acesso dos moradores por uma rampa alternativa com menos movimento.

“Enquanto isso a gente vai trabalhar para facilitar a vida desses ribeirinhos e numa regularização do porto vamos tentar criar um terminal de embarque e desembarque separado das cargas, conforme determina a legislação. Não vamos deixar de atendê-los, porém, vamos fazer de uma forma que fique seguro tanto para eles, como para o Estado que é prestador desse serviço”, conclui Michael Salomão, procurador chefe do Deracre.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome