Terça, 19 Março 2024

Guilherme Uzeda* Gerente de eficiência digital da Neo

Nos últimos dois anos, a aceitação do Blockchain duplicou entre as empresas que estão buscando digitalização e inovação – é o que aponta as últimas pesquisas publicadas, como a 2020 Global Blockchain Survey, publicada pela Deloitte. O estudo mostra que os líderes não consideram mais essa tecnologia como algo meramente inovador e promissor, e, ainda, que as dúvidas iniciais sobre a utilidade do blockchain estão desaparecendo à medida que esses líderes de negócios agora o veem como parte integrante da inovação organizacional.

Criada em 2008, a tecnologia surgiu como a base de um novo sistema de finanças descentralizado, e sua principal característica – ser um banco de dados e de registro de transações imutável – foi o que possibilitou a criação do Bitcoin. Isso faz com que cada vez mais aplicações que envolvam transações usem o blockchain como a tecnologia base de desenvolvimento, para justamente garantir segurança.

O blockchain está intimamente ligado ao surgimento do bitcoin, garantindo a integridade e autenticidade nas transações, e mostrou ao longo dos anos a sua versatilidade, proporcionando infinitas possibilidades de uso, tais como armazenamento de informações para consulta em caso de necessidade. Da mesma forma que ter informação é ter poder, entender as aplicações do blockchain proporciona vantagem competitiva, pois a tecnologia está ditando tendências.

Atualmente, empresas de diferentes setores como bancário, supply chain, seguros, etc têm utilizado do potencial da tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade e imutabilidade dos seus dados independentemente do tempo transcorrido. Para os nossos Clientes, que buscam alavancar processos de inovação com as nossas tecnologias, o blockchain também é uma ferramenta poderosa.

Um caso de uso aderente em nossas operações é a aplicação nos processos de BPO. Considerando que um contact center é um forte gerador de dados – seja um e-mail, uma ligação, uma mensagem ou mesmo os dados dos próprios Clientes que são fornecidos e que são solicitados –, precisamos garantir a segurança não só para a empresa que nos contrata, para a qual atuamos como parceira/fornecedora, mas, principalmente, para os consumidores destas. É o blockchain que nos dá a certeza de que cada transação está devidamente registrada, e que cada registro poderá se transformar em um contrato, se assim determinarmos.

Outro exemplo interessante, e que ilustra bem, são as empresas que trabalham com backoffice. Neste caso, a tecnologia é fundamental para a formalização de contratos, e é o “fiel da balança” que garante que o contrato enviado ao Cliente não teve alteração de qualquer espécie e foi devolvido com segurança pela pessoa que o assinou.

O Blockchain está apenas no início e seu futuro tem inúmeras possibilidades de aplicação. Precisamos estar abertos às possibilidades de inovação e, ao mesmo tempo, dar passos seguros para o futuro. O que posso assegurar, neste momento, é que a Neo sempre ajudará seus Clientes a ganhar maturidade, dia após dia, dentro dessa nova tecnologia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome