Uma pesquisa da Curriculum com 417 empresas mostrou qual tem sido o motivo mais recorrente que leva à demissão de um funcionário.
34,1% responderam que são atitudes ligadas a comportamento (falta de postura, atitudes inadequadas, etc.) e 28,1% disseram que por baixo desempenho. O profissional não estar alinhado com os valores e objetivos da companhia ficou em terceiro com 20,4%.
A maioria (71,4%) respondeu que esses sempre foram os motivos. Já 28,6% afirmaram que a razão mudou recentemente. Dessas, 26,6% disseram que anteriormente o maior motivo era relacionado a baixo desempenho e 25,7% responderam que era referente a corte de custos.
Quando questionadas se a falta de comportamento adequado e o baixo desempenho são atitudes mais frequentes dos profissionais da geração X ou Y, 51,3% acreditam que é mais recorrente nos funcionários da geração Y (até 30 anos). Entretanto, 40,5% responderam que igualmente com as duas gerações.
“O mercado está mais competitivo, as margens estão menores e a busca por lucro e resultados está dificil. Por esse motivo a demissão por baixo desempenho cresceu e é cada vez menos admitida. No entanto, neste cenário tenso e concorrido, o clima organizacional é importante e a demissão por comportamento ainda tem muito espaço”, afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.
O executivo explica também que nem todas as empresas têm total compreensão do perfil da geração Y, que apresenta comportamentos diferentes dos tradicionais, sendo mais flexíveis e informais, mas produtivos. “No entanto, sempre é válido lembrar que, independentemente da geração, respeito e boa conduta são valores essenciais para qualquer ambiente de trabalho”, conclui Abrileri.
Fonte: Curriculum - Assessoria de Imprensa