Durante a pandemia, alguns setores e empresas viram um aumento de sua visibilidade e faturamento. Uma delas foi a rede social TikTok, que atingiu um bilhão de downloads em abril — mês considerado como pico da pandemia em escala global.
Esse aplicativo permite a produção de vídeos curtos com o celular e tornou-se uma febre nos últimos meses. Entre as razões levantadas por especialistas, estão: a oportunidade de criar conteúdos curtos e divertidos, com diversos efeitos e trilhas sonoras, a entrada de celebridades no aplicativo, a chance de ter entretenimento e manter o contato com conhecidos em tempos de quarentena.
Uma das figuras que ganhou popularidade durante a quarentena foi a mineira Lorraine Silva, que ultrapassou um milhão de seguidores no TikTok e mais de 600 mil em sua conta no Instagram. Com apenas 24 anos, a pequena Lo, como é conhecida nas redes, tornou-se uma figura popular por meio dos vídeos bem humorados.
História de vida
Nascida em Araxá, na região do Triângulo Mineiro, a pequena Lo tinha apenas sete anos quando começou a frequentar hospitais na capital, Belo Horizonte, devido a problemas em uma perna. Até os 11 anos, Lorraine foi submetida a diferentes cirurgias e não conseguiu voltar a andar após esses procedimentos.
Hoje, ela mora em Uberaba, cidade situada no interior de Minas Gerais, e usa muletas, ou sua famosa “motinha”, para se locomover. Anos depois, ela descobriu ser portadora de uma síndrome que provocou problemas ósseos, mas que permanece desconhecida para a medicina.
Em 2015, um primo de Lorraine que trabalha com publicidade sugeriu a ela criar um canal no YouTube para falar sobre a sua história de vida e o preconceito com pessoas portadoras de deficiências.
O diferencial seria trazer esses temas delicados temperados com o bom humor característico de Lorraine. Em entrevistas, a jovem afirmou que seu ânimo é inspirado no pai, que fazia piadas nos churrascos de família desde que ela era criança. À medida que foi crescendo, Lorraine percebeu gostar de encenar e contar histórias engraçadas.
Explosão na internet
Quando Lorraine começou a produzir conteúdo, falar sobre temas como o preconceito em relação às pessoas com deficiência (PCD) ainda era um tabu. A popularização dos canais da pequena Lo foi um incentivo para que esse assunto ganhasse cada vez mais espaço nas redes.
Depois dos vídeos no YouTube, ela começou a produzir conteúdo no Instagram. Foi aí que ela ganhou visibilidade, o que a motivou a gravar vídeos semanalmente. A ida para o TikTok veio somente no início da quarentena. Por ser asmática, Lorraine integra um dos grupos de risco e vem compartilhando no aplicativo como está cumprindo o isolamento social em sua casa.
Uma das chaves para explicar o sucesso da pequena Lo é a produção caseira dos vídeos. Isso ajuda a criar uma identidade para os seus conteúdos e conferir um ambiente acolhedor para os seus seguidores. Lorraine pesquisa vídeos e assuntos que estão sendo bem discutidos na internet e, então, dá o seu toque de humor.
Outras iniciativas
Lorraine busca participar de iniciativas que vão além da produção de conteúdos bem humorados. Um exemplo disso foi a sua participação no “Viva A Diferença”, que reuniu diferentes mulheres portadoras de deficiência se maquiando, o que buscou levantar discussões sobre a autoestima delas.
Essa campanha trouxe mulheres PCD comentando sobre a importância de cada uma delas se aceitar e como a deficiência não anula a valorização da autoestima, a partir de fortalecimento de sua representatividade em diferentes espaços.