Sexta, 19 Abril 2024

A procura por sites que aceitam publicações de terceiros, tais como guest posts para a geração de backlinks, tem aumentado. Porque fazer isso ajuda no SEO do seu site.

Encontrar um site que tenha boas métricas, autoridade, e que aceita guest post, pode fazer toda a diferença para o seu negócio, vamos explicar o porque nesse artigo.

Guest post, backlinks e SEO

Foi dada a largada na corrida do SEO e empreendedores de todo o Brasil estão disputando, acirradamente, o espaço na internet. Sobretudo os espaços não-pagos.

Fazer anúncios no Google Adwords, ou no Facebook ads, é relativamente fácil, mas você vai gastar uma boa quantidade de dinheiro aparecendo para pessoas que não estão procurando o que você oferece.

Por isso que o ranqueamento de forma orgânica no Google tem sido a sina de empreendedores.

Quando você aparece nas três primeiras posições do Google o seu site é clicado pela grande maioria das pessoas que pesquisam por aquele produto ou serviço.

Isso porque é o Google que está dizendo para a pessoa, de uma maneira subjetiva “olhe esse site, ele é bom nisso que você está procurando”. Ou seja, o site tem autoridade perante o Google, e todos os outros mecanismos de buscas.

Como ganhar autoridade perante o Google?

Como fazer para que o Google recomende o seu site, o seu produto ou serviço de forma orgânica, sem pagar nada por clique, ou por esse espaço?

Você precisa ter um site com boas métricas, incluindo autoridade. O Google lê todo o conteúdo da web e todos os links publicados dentro desses conteúdos, toda vez que alguém cita o seu site, ou um artigo que publicou, seu site ganha importância.

Essa citação é que chamamos de backlinks, um link que aponta para o seu site sobre um determinado assunto.

Como o Google sabe o assunto, ele lê o artigo e tem uma boa noção do que ele se trata, mas é de suma importância usar um texto âncora para o seu link.

Por exemplo, Porto Gente, com um link para o site portogente. Quando alguém pesquisar Porto de Gente os mecanismos de busca terão lido esse artigo e apontarão a home desse mesmo site como resultado possível ao que o usuário está buscando.

Uma maneira de agilizar esse processo de criação de backlinks é você mesmo escrever conteúdos e publicar em sites que aceitam publicações de terceiros.

No mundo do marketing digital isso se chama guest post, uma postagem de um convidado. Que pode não ser bem um convidado, ou seja, alguém que paga para publicar mesmo.

Como escrever e publicar um guest post?

Se você usa o wordpress no seu site instale o plugin chamado Yoast e tente cumprir todas as exigências que ele faz nas suas publicações, dentro do seu próprio site.

Você também pode usar esse plugin para escrever artigos para outros sites, salvando rascunhos e depois colando no word.

Dessa forma você não se esquece de repetir algumas vezes a sua palavra chave, de colocar links externos e internos a cada publicação, de colocar uma imagem com alt text na postagem.

Enfim, são vários fatores a serem cumpridos e respeitados para que o seu conteúdo seja bem visto pelos mecanismos de busca.

E como publicar esse texto, como encontrar sites que aceitam guest post?

Existe uma plataforma brasileira onde é feito a troca dessas publicações, você pode acessar clicando aqui: guestposts.com.br

Lá estão cadastrados centenas de sites brasileiros com boas métricas e que aceitam publicações de terceiros.

Inclusive você não precisa fazer a troca de uma publicação por outra, caso você não queira publicar artigo de outros no seu site, você pode comprar uma moeda de troca na seção “mercado” do site, ou como eles chamam uma guestcoin, para usá-la na sua publicação.

Você cria um guestpost dentro do site e oferece uma guestcoin para quem publicar. Centenas de sites de candidatam automaticamente, você escolhe um que te agrada, seja pela usabilidade do site, ou afinidade com o seu assunto, ou até mesmo pelas métricas dele.

O conteúdo pode ser enviado diretamente na plataforma, assim como a imagem a ser usada no artigo.

É sempre bom o artigo ter uma imagem com um bom alt text. Mas certifique-se de que tem os direitos autorais dessa imagem.

Muitos donos de sites preferem publicar a própria imagem, para evitar problemas de direitos autorais no futuro.

Te desejamos boa sorte na sua estratégia de SEO e boas publicações!

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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