Domingo, 05 Mai 2024

Um plano de marketing é o ponto principal se você está pensando em crescer o seu negócio, através dele você consegue descobrir quem é o seu público alvo, como você vai chegar até ele e o que fazer para manter a fidelidade deles.

Ao imaginarmos um plano de marketing é muito comum associar ele a um documento enorme cheio de definições e detalhes, mas não é bem assim, o seu plano de marketing pode ser simples, contendo apenas as informações que você realmente vai usar.

A estratégia de marketing mostra aonde o seu negócio se encontra, e consegue te ajudar aenxergar melhor aonde você quer chegar. O plano de marketing vem somente depois estratégia, por isso é importante conhecer a diferença de conceitos, pois sem ter uma boaestratégia você perderá apenas o seu tempo e dinheiro tentando construir um plano de marketing.

Pontos importantes ao criar um negócio,

É importante manter alguns pontos muito bem arquitetados, sendo eles:

Qual o meu objetivo: ​Aumentar o número de vendas e clientes do meu negócio.

Estratégia de marketing:​ Focar em novos segmentos de mercado (ou aprimorar o que eujá sigo).

Ação de marketing: ​Criar listas de transmissão, pelo Instagram, WhatsApp e afins.

Plano de marketing:​ Trabalhar com manobras de comunicação para esse novo segmento e público, e informar aos antigos clientes as evoluções realizadas nos antigos segmentos.

O plano de marketing, precisa analisar outros dois pontos importantes, que são:

Planejamento estratégico: ​Tendo visão de mercado e tentando se manter sempre um passo à frente do seu cliente.

Análise do seu negócio:​ Entenda como está o seu negócio no mercado, em que posiçãoele está, você pode utilizar da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para isso.

Os seis pontos principais do plano de marketing.

Além de todos os benefícios já apresentados, é através do plano de marketing que você consegue uma definição de persona, objetivos e mix de marketing. Os seis pontos cruciaispara um plano bem estruturado são:

1. Objetivos de marketing:​ Defina com clareza quais são seus objetivos de marketing,pode ser o aumento de vendas, reconhecimento de marca ou produtos e ampliação da atuação on-line.

2. Perfil do público alvo: ​A definição de uma persona é a representação do seupúblico, sua clientela ideal. Ela deve conter todas as características como, desejos, medos, faixa salarial, idade e objetivos. Imagine que hoje você precisa dar um presente para um dos seus clientes, a única fonte de dados que você teria seria essa definição de persona que você tem dele, por isso quanto mais detalhes vocêtiver melhor. É importante conhecer a sua audiência para conseguir não só oferece rum produto que elas queiram, mas sim que elas desejam.

3. Jornada de compra:​ Você irá desenhar e entender a jornada de compra ideal doseu consumidor, por exemplo se o seu ramo é odontológico e o produto que vocêestá oferecendo são peças de manutenção para ​aparelho dental transparente​, é importante entender como esse serviço será oferecido. Entenda que os consumidores estão atentos a diversas marcas, que chegam até ele por meio dessas estratégias feitas por outras empresas.

4. Mix de marketing: ​Essa é uma das partes mais importantes para construir um bomresultado, é aqui que você constrói as variáveis que podem ser controladas por vocêou pelo departamento de marketing de marketing da sua empresa. Levando em frente a suposição de que você trabalha com produtos odontológicos, é importante que faça uso das definições 4Ps que são produto, preço, promoção e praça, caso você ofereça serviços também acrescente mais 3PS no seu mix pessoas, processo se prova física. Leve em conta as atividades que são cruciais para o seu negócio, nãose esqueça de considerar e trabalhar a sua estratégia de marketing digital se diferenciando dos seus principais concorrentes, no caso da venda de produtos como lente de contato de dente​, tenha muito bem claro em sua estratégia o porquê de oseu cliente ou persona preferir o seu produto ou solução.

5. Plano de ação: ​Crie uma lista tendo de cinco a dez ações de marketing que irãocolocar o seu objetivo em prática, todas essas atividades devem estar entrelaçadas na etapa anterior -mix de marketing, para que você não tenha dúvidas de que aquiloque você está colocando em prática está alinhado ao seu objetivo de plano de marketing, principalmente quando se trata de marketing digital para evitardesperdício de dinheiro. Um tratamento de ​clareamento dental com moldeira​ geramcustos, tenha tudo bem detalhado, onde está sendo investido, como está sendo trabalhado e quem são os responsáveis por esse setor; não deixe de considerarações alternativas afinal o mercado está cada vez mais dinâmico, imprevistos emudanças podem acontecer de uma hora para outra principalmente se você está começando agora, para não se desesperar tenha sempre um plano de marketing dinâmico.

6. Controle de orçamento: ​Existem pontos prioritários em qualquer mercado, no setorodontológicos tem enormes variáveis como aparelho ortodôntico, ​lente de contato dente​ ou uma limpeza de rotina. Tenha em mente o quanto você quer gastar no seuplano de marketing em um certo período, por exemplo dois anos, tendo esse valordefinido fica muito mais fácil de visualizar se o seu dinheiro está sendo bem investido para que não ultrapasse o valor definido e acabe gerando prejuízos paravocê e seu negócio. Também estabeleça um prazo de cada ação e o custo de cada, pois com metas claras e definidas fica muito mais fácil ter controle e observar a eficiência do seu plano de marketing.

Qualquer plano de marketing está em constante evolução, ele exige que você sempre o avalie e o reconstrua quantas vezes forem necessárias para continuar obtendo sucesso ese manter no caminho do crescimento digital.

Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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