5 pontos importantes para o contador que quer empreender
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Rafael
Categoria: Notícias Corporativas
Habilidades em gestão e plano de negócios são algumas dicas para quem quer ser bem-sucedido. Confira informações fundamentais para abrir o seu próprio negócio.
Antigamente, quando se falava em empreendedorismo, as pessoas automaticamente pensavam nos profissionais formados em Administração. Entretanto, hoje em dia, é muito comum encontrar empreendedores com diferentes formações.
Isso porque é possível abrir uma empresa na sua área de atuação, investindo em um nicho em que você é especialista e levando soluções para as pessoas. No entanto, para ser um empreendedor de sucesso, é necessário desenvolver algumas habilidades.
Por isso, separamos cinco dicas para contadores que querem abrir o próprio negócio. Confira, a seguir.
1. Faça um plano de negócio
A primeira ação que deve ser feita é um plano de negócios detalhado e bem estruturado. Veja alguns pontos que devem ser considerados: parceiros, atividades-chave, recursos-chave, canais de venda, relacionamento com o cliente, estrutura de custos e fontes de receita.
Desse modo, será possível observar o quanto de dinheiro é necessário investir, fazer previsões em relação aos retornos financeiros e desenhar estratégias para conquistar clientes.
2. Desenvolva habilidades de gestão
Muitas vezes, o contador possui um grande conhecimento e expertise na sua área de atuação, mas não tem habilidades de gestão. Ao abrir um negócio, será necessário gerir o empreendimento e os colaboradores. Por isso, faça cursos e trabalhe diferentes competências.
Veja em quais pontos investir: liderança, gestão do tempo, comunicação efetiva, habilidades de negociação, visão de negócio, pensamentos analíticos e estratégicos. Vale lembrar que muitas dessas habilidades não são trabalhadas durante a graduação, por isso é necessário investir nelas.
3. Ofereça serviços personalizados
O que te diferencia do seu concorrente? Esta é uma pergunta que deve estar sempre presente no dia a dia do empreendedor. Isso porque, apesar de existir um grande espaço para explorar na área de empreendedorismo contábil, ainda é preciso se destacar.
Se você oferece as mesmas tarefas que os outros escritórios, por que o cliente deveria te escolher? Aposte em serviços personalizados e completos, analise o que as outras empresas estão fazendo e busque fazer mais. Oferecer consultoria é um bom caminho, por exemplo.
4. Aposte em tecnologia
A tecnologia proporciona ferramentas que auxiliam o dia a dia no trabalho. Os softwares, as ferramentas e as plataformas de gestão tanto financeira, quanto contábil, permitem a automação das tarefas diárias. Dessa forma, é possível escalar esse tipo de serviço e atender mais clientes.
Com essas ferramentas, os colaboradores gastam menos tempo em tarefas rotineiras, que não exigem um raciocínio elaborado, e podem focar no que realmente importa: inovação no atendimento e na personalização. Portanto, é importante que o empreendedor e a equipe conheçam as plataformas e saibam usá-las de maneira efetiva.
5. Use o marketing digital como aliado
O seu trabalho precisa chegar até às pessoas, e uma forma de fazer isso é por meio do marketing digital. Nele, as estratégias são focadas em um público específico, e é possível criar um plano de ação segmentado, atingindo diretamente os seus clientes em potencial.
Entre as estratégias de marketing digital, é uma boa ideia investir no marketing de conteúdo. Por meio dele, você trabalha a imagem da sua empresa e se coloca como um especialista no assunto. Assim, o seu negócio ganha valor no mercado. Além disso, o recurso também pode ser usado para a conversão em vendas.
Empreender é assumir riscos
Agora que você já sabe essas cinco dicas para começar o seu negócio, é importante destacar que, para ser bem-sucedido no mundo de empreendedorismo, é necessário assumir riscos.
Eles podem ser calculados, claro: não há necessidade em dar um pulo no escuro. Entretanto, lembre-se que é quem faz tudo de maneira diferente e pensa fora da caixa que tem sucesso. Então, acompanhe as mudanças no mercado e não tenha medo de arriscar uma nova forma de produção.
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