Sexta, 29 Março 2024

Aprenda alguns truques para proteger os olhos e minimizar os desconfortos

Ficar na frente do computador pode trazer várias consequências para o corpo, como os conhecidos problemas na postura, por passar muito tempo sentado, e as lesões por esforço repetitivo, que podem afetar músculos, nervos e tendões.

Outro órgão que sofre muito com a exposição às telas são os olhos e, por isso, ter conforto no escritório também passa por adotar estratégias que os protejam.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre os principais problemas que os computadores podem causar à visão e sobre pequenos cuidados que fazem toda a diferença.

Por que o computador faz mal para os olhos?

Uma tela tem brilho, reflexos e contrastes, o que faz com que a leitura feita através dela seja diferente daquela em um papel, por exemplo. Devido a isso, os olhos trabalham mais.

Por pouco tempo, esse esforço não é necessariamente um problema, mas, por longas horas e todos os dias, os olhos costumam ficar cansados de tanto trabalho.

Quais são os principais problemas?

Já existe até um termo entre os oftalmologistas para se referir aos problemas causados pelo excesso de exposição às telas: “olhos de computador”. Isso porque os desconfortos costumam ser bastante característicos.

Os principais são:

Visão embaçada ou desfocada;

Fadiga ocular;

Dores de cabeça;

Irritação;

Sensação de olho seco;

Lacrimejamento;

Sensibilidade à luz,

Vermelhidão.

Como posso me prevenir?

Nem sempre dá para mudar o fato de que as telas fazem parte da nossa vida por boa parte do nosso dia, especialmente se estamos falando de trabalho ou estudo, mas é possível diminuir o risco ou, pelo menos, minimizar os sintomas incômodos.

Faça pausas

Segundo os especialistas da visão, é fundamental dar um intervalo para os olhos, pelo menos, de hora em hora. Pode ser uma pausa curta para um café, um alongamento ou, até mesmo, uma ida ao banheiro — não vale fazer isso focado em outra tela, a do celular.

Regule o monitor

É importante manter uma distância confortável da tela, nem muito perto, nem muito longe. Isso varia de pessoa para pessoa, mas a ideal gira em torno de uns 50 centímetros.

Além disso, é bom deixar o monitor de 10 a 20 graus abaixo da linha dos olhos.

Ajuste o brilho

A luz é outro fator que influencia bastante no desconforto que as telas podem causar. É bom ajustar o brilho para que ele seja abundante, mas sem provocar ofuscamento.

Cuide da iluminação

É importante observar também a luz do ambiente onde fica o computador. Se ele for escuro, o contraste da tela tende a incomodar mais os olhos.

Use telas antirreflexos

Um bom filtro desse tipo ajuda a reduzir o impacto das fontes de luz que rodeiam você, fazendo com que elas sejam menos agressivas para os olhos.

Não se esqueça de piscar

Quando estamos muito concentrados lendo algo no computador, a tendência é que a gente pisque menos, o que diminui a lubrificação dos olhos. Piscar ajuda a manter os olhos úmidos, o que previne as principais irritações.

Atenção com ventiladores e ar-condicionado

O ideal é evitá-los, pois eles podem agravar os sintomas de olho seco. Mas, se não for possível, o ideal é manter os aparelhos longe dos olhos. O uso de colírios lubrificantes também pode ser uma boa ideia.

Consulte um oftalmologista

É sempre recomendado visitar um especialista pelo menos uma vez por ano para se certificar de que está tudo certo com a sua visão. Se você passa muito tempo em frente às telas diariamente esse cuidado é ainda mais importante.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome