Por meio de uma parceria da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) com a Marinha do Brasil e o Comando Conjunto Leste (CCj L), o Porto de Itaguaí passou por uma desinfecção com Quaternário de Amônio de 5ª geração nesta quarta-feira (16).
Militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica aplicaram o produto em uma área aproximada de 2.200m², que incluiu o prédio administrativo e a entrada principal do porto, bem como o setor de permissão e o prédio da Guarda Portuária.
A sanitização de áreas administrativas e operacionais faz parte das medidas adotadas pela Autoridade Portuária para prevenção e combate ao vírus da COVID-19. A ação foi acompanhada pela equipe da CDRJ e por um fiscal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que confirmou que o procedimento é recomendado pelo órgão, e contou ainda com o apoio da Guarda Portuária e do Terminal Sepetiba Tecon.
Além da desinfecção, os militares capacitaram as equipes operacionais e técnicas do porto sobre medidas de prevenção, equipamentos de proteção individual necessários contra o vírus e ações de descontaminação, desinfecção e limpeza dos ambientes de trabalho, com recomendações de produtos e vestimentas indicados para essas tarefas.