Você sabe quantos km roda um pneu? Se não, então precisa aprender não só isso, mas também como conservar os pneus do carro com alguns hábitos positivos na sua vida de motorista.

Atualmente, um motorista padrão no Brasil roda aproximadamente 20 mil quilômetros por ano. Por causa disso e considerando que um pneu dura mais ou menos algo entre 50 a 60 mil quilômetros, um jogo novo pode durar entre 2,5 até 3 anos.

No entanto, é possível garantir um pouco mais de quilometragem para o seu jogo de pneus, desde que você saiba como conservar os pneus do carro. Quer aprender algumas ações que realmente funcionam? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 hábitos de como conservar os pneus do seu carro

A seguir, nós listamos 5 hábitos que você deve cultivar para poder aumentar a durabilidade dos pneus do seu automóvel. Confira a seguir!

1. Confira a calibragem dos pneus

Você sabia que a calibragem dos pneus tem papel crucial na durabilidade deles? Pois é! Dependendo do nível de pressão dentro do pneu, ele pode gastar mais ou menos enquanto roda.

A lógica é bem simples: se o pneu estiver abaixo do adequado, ele ficará mais pesado e mais difícil de rodar. Isso significa que ele “arrastará” mais pelo asfalto, o que aumentará o seu nível de desgaste.

Além disso, por ficar mais resistente ao rolamento, o pneu ainda forçará o motor a produzir mais energia. Dessa forma, não só você gastará mais gasolina, como ainda correrá o risco de ter problemas no motor.

Já se o pneu estiver acima do adequado, ele ficará mais suscetível a furar ao passar por cima de pedras ou outros elementos.

2. Decida se vai ou não fazer o rodízio

Nem todo carro deve fazer um rodízio de pneus. No entanto, é comum que muita gente que deve fazer, não faz; enquanto outros que não devem, acabam fazendo.

Quem deve fazer o rodízio, acaba economizando e aumenta a vida útil dos pneus quando efetivamente utiliza a estratégia.

Para saber se você deve ou não fazer o rodízio de pneus, abra o seu Manual do Proprietário e veja na parte que fala sobre os pneus. Lá, a fabricante deixará claro se você deve ou não fazer o rodízio e como fazê-lo.

3. Faça o alinhamento e balanceamento dos pneus

Um processo importante para aumentar a vida útil dos pneus é cuidar do alinhamento e balanceamento das peças. Isso é essencial porque o posicionamento dos pneus pode afetar o seu desgaste.

Se um pneu estiver desalinhado e desbalanceado, ele pode acabar se desgastando mais do que o outro pneu do mesmo eixo. Por causa disso, ele acumula muito desgaste e perde vida útil em relação aos outros pneus do automóvel.

4. Cuidado com aceleradas e freadas bruscas

Muita gente tem o hábito negativo de sair com o carro acelerando bruscamente. Essa ação, no entanto, faz com que o pneu do carro perca alguns bons quilômetros de vida útil. O que acontece, na verdade, é que o motor envia para o eixo do pneu mais tração do que ele consegue lidar agora. Por causa disso, o pneu não consegue girar propriamente, mas o carro é impulsionado para frente. A consequência é que o pneu raspa no chão e deixa parte da borracha por lá.

É por isso, portanto, que a rua fica com marca de pneu quando há aceleradas bruscas ou freadas repentinas (o processo é o mesmo). Essa marca de pneu no chão é um pouco da borracha que ficou para trás e corresponde a bons quilômetros que não serão mais rodados com o seu automóvel.

5. Escolha o pneu certo para o seu carro

Você provavelmente sabe que cada modelo de carro pede por um modelo de pneu. Por exemplo, um SUV exige peças maiores, com aro 15 ou 16, enquanto um hatch acaba usando itens de aro 13.

Por isso, é importante analisar qual é o melhor modelo para o seu carro, de modo a escolher por bons produtos. Uma boa estratégia é analisar quais são os modelos usados pelos carros mais vendidos do Brasil.

Por exemplo, as empresas fabricantes brigam pelo posto de melhor pneu para Onix. Por quê? Porque o veículo da Chevrolet é o automóvel mais vendido do país. Portanto, se você fizer um bom pneu para ele, provavelmente venderá para muitos clientes no Brasil inteiro.

No entanto, se você tem um hatch, como o Ford Ka ou Hyundai HB20, então também poderá se beneficiar do uso dos melhores pneus que funcionam para o Onix. Assim, você consegue encontrar um modelo que seja adequado para o seu veículo tanto em termos de tamanho quanto em termos de funções.

Essas são as principais ações a serem seguidas para quem quer aprender como conservar os pneus do carro. Todas dão resultados positivos e vão aumentar a vida útil dos seus pneus.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo!

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas

O que você achou? Comente