Um plano de TV por assinatura é prático para quem deseja fugir da programação tradicional dos canais abertos. Você pode escolher o quer assistir e não fica refém dos horários. Isso sem contar os benefícios entregues pelas operadoras, com o intuito de agregar valor ao serviço e manter o cliente interessado.
No entanto, nem todos os planos oferecidos pelas operadoras podem se encaixar naquilo que você precisa. Então, o ideal é pesquisar com calma, para pagar por um serviço que realmente será utilizado, trazendo vantagens para você e todos que moram na mesma casa.
Em dúvida sobre como escolher o plano ideal para você e sua família? Essas dicas podem te ajudar!
Modelo de transmissão
As TVs por assinatura trabalham com duas formas de transmissão, via cabo ou satélite. Ambas têm seus prós e contras, tudo depende da região em que você vive. Para algumas cidades, a TV a cabo não é uma opção, apenas a via satélite.
Pesquise para saber qual dos modelos funciona melhor na sua casa. Afinal, de nada adianta pagar um plano de assinatura de um serviço que tem sinal ruim ou está sempre fora do ar.
Preços e ofertas
Cada operadora oferece uma tabela de preços. Além disso, traz ofertas e promoções, com o intuito de atrair novos clientes. Se você já assina a internet ou o telefone de alguma operadora, pode verificar os valores dos combos.
Geralmente, ao comprar mais de um serviço, você consegue descontos. Então, pode ser indicado assinar a TV por assinatura com a mesma empresa que você adquiriu o plano de telefonia e internet.
Canais que você deseja
Saber quais canais são indispensáveis para você, antes mesmo de assinar a TV fechada, ajuda a selecionar quais planos valem a pena. Uma família que tem crianças pode preferir pacotes que incluam os canais infantis.
Agora, um casal sem filhos, talvez, prefira os canais de filmes, futebol e telejornais. Vá anotando quais você faz questão de ter em seu plano e veja se é possível negociar. Assim, você assina o plano A, mas pode incluir um ou dois canais extras por um valor a mais na mensalidade, por exemplo.
Pontos instalados
Quando as TVs por assinatura eram uma novidade, as famílias costumavam se reunir na sala para assistir à programação. Assim, apenas um ponto era assinado. Agora, isso mudou e, talvez, os filhos prefiram acompanhar seus canais no próprio quarto.
Por isso, antes mesmo de fazer a assinatura, é preciso pensar quantos pontos serão instalados na casa. Afinal, os extras têm uma cobrança a mais na mensalidade, que pode acabar pesando no bolso. Se a família assiste TV em horários diferentes, um único ponto na sala pode ser a melhor solução.
Extras oferecidos
Para manter os clientes, as operadoras de TV por assinatura oferecem serviços extras, como um mimo. Antes de escolher o plano, verifique quais benefícios você recebe.
Pode ser acesso a Netflix e outros streamings com desconto ou sem pagar por isso, pontos adicionais por um valor bem mais barato e até canais em alta resolução. O objetivo é mostrar que o preço pago na assinatura não é apenas um gasto para o cliente, agregando valor.
Reputação da empresa
Pesquisar a reputação da empresa ajuda a entender se o serviço é realmente bom e a operadora atende a todas as reclamações. Você pode fazer a consulta no Procon da sua cidade ou em sites como o Reclame Aqui.
Digite o nome da operadora e veja o que as pessoas estão falando. Se houver muitas reclamações sobre sinal e mudanças de preço sem aviso, repense a escolha. O contrato pode acabar tornando-se algo “barato que sai caro”.