Existem dias em que você não quer sair de casa e tudo que deseja é poder tomar um bom drinque no conforto do lar. O detalhe é que pode acabar desistindo da ideia assim que perceber que não sabe como fazer a sua bebida preferida corretamente.
Claro que, para algumas pessoas, isso se torna mais fácil, pois elas só precisam abrir uma cerveja ou um bom vinho. Mas como ficam aqueles que amam drinques diferentes e que exigem todo um preparo, geralmente, feito com um bartender?
Veja dicas que vão te ajudar a arrasar em casa e fazer seus drinques sozinho:
Bancada limpa e organizada
Quando você vai pedir um drinque no bar, já deve ter reparado que a bancada está sempre organizada e limpa. Além disso, o bartender trabalha apenas com os utensílios necessários para a bebida que está sendo preparada.
Mesmo que tenha mais espaço em sua casa, essa regra também vai ser importante. Deixe por perto apenas o que vai precisar para o drinque escolhido. Você vai perceber que o preparo vai ser mais rápido e eficiente, sem contar que fará menos sujeira na cozinha.
Ingredientes frescos
Vai fazer alguma bebida com sumos, como a caipirinha ou o Sex on the Beach? Nada de usar suco de caixinha. Todos os ingredientes escolhidos precisam ser frescos. Isso significa que você deve passar no mercado e trazer as frutas que serão parte do seu coquetel.
Descasque e pique as frutas na hora. Se precisar apenas do suco delas, pode usar o espremedor ou o liquidificador, mas somente quando estiver preparando seu drinque.
Importância do gelo
O gelo é um ingrediente indispensável, por isso, é importante tê-lo em casa. Ainda assim, atente-se ao detalhe de que nem todas as bebidas reaproveitam o gelo usado no preparo na coqueteleira. O ideal é servir no copo e adicionar novos cubos, para manter o drinque gelado.
Para drinques que serão mexidos, opte pelo gelo triturado, para que, quando a bebida estiver pronta, não tenha mais água do que os demais ingredientes. Afinal, gelo derrete.
Uso da coqueteleira ou do mexedor
A coqueteleira e o mexedor são dois itens que você vai precisar ter em sua casa. No entanto, deve saber quando utilizá-los. Drinques com gás ou bebida de maior teor alcoólico, pedem o mexedor, enquanto aqueles com sucos de fruta utilizam a coqueteleira, por serem mais espessos.
Auxílio de um dosador
Os bartenders estão acostumados a fazer drinques e já conseguem despejar a quantidade certa de bebida alcoólica que cada coquetel pede. Já você, que irá fazer isso em casa, pode contar com a ajuda de um dosador. Fica bem mais prático e o item é facilmente encontrado à venda.
Bebidas mais simples
Esta é sua primeira experiência fazendo bebidas em casa? Comece pelas mais simples, que pedem poucos ingredientes e são mais fáceis de montar. Você pode seguir dicas de canais do YouTube e, assim que pegar prática, partir para os drinques mais complexos.
Modo de colocar líquidos com gás
Quem escolheu um drinque com líquidos com gás, como o refrigerante ou a própria tônica, precisa saber como despejar a bebida sobre seu drinque. Tudo é feito devagar, para não vazar do copo, e não é permitido usar a coqueteleira para fazer a mistura.
Xarope X açúcar cristal
Vai adoçar sua bebida? Tenha, em casa, o xarope, que pode ser feito com uma mistura de água e açúcar que vai ao fogo. O drinque fica adoçado na medida certa e sem o risco do açúcar cristal acumular no fundo do copo. A dica é ainda mais importante quando você não pode usar a coqueteleira para misturar os ingredientes.