Com grande oferta de conteúdos e plataformas on-line, escolher o filme certo pode se tornar um verdadeiro desafio
As plataformas de streaming revolucionaram o nosso jeito de ver filmes, séries, videoclipes e até programas de televisão. Com serviços que podem ser acessados a qualquer momento, ficou mais fácil, dinâmico e interativo montar sua própria programação na sua televisão.
O sucesso do modelo de exibição de produções audiovisuais é tão grande que já é considerado uma ameaça aos canais de TV por assinatura. Por hora, estima-se que o número de assinantes de serviços de streaming e de canais pagos seja quase equivalente, sendo que muitos consumidores têm ambas as possibilidades à sua disposição.
Mesmo assim, a tendência é que isso mude, uma vez que houve aumento de quase 30%, só no primeiro semestre de 2020, no total de usuários de serviços como Netflix, HBO Go, Amazon Prime e muitos outros, quando consideramos apenas dados do Brasil.
Contudo, um efeito semelhante ao que aconteceu com os assinantes de televisão a cabo no passado tem se repetido em relação às plataformas de assinatura digital. Com tantas opções, muitos clientes têm sentido uma certa dificuldade de escolher. A sensação relatada por alguns é a de que não existe conteúdo bom no mar de oferta.
A realidade, contudo, é outra. Produções premiadas e séries exclusivas originais são produzidas por todas as plataformas em que temos acesso no Brasil. O que ainda falta para o novo usuário é entender as dinâmicas desses serviços para que não se fique perdido e faça bom uso de suas assinaturas.
Por esse motivo, separamos quatro dicas incríveis para você não se perder nos serviços de streaming na hora de escolher o que vai assistir. Confira.
Escolha a melhor plataforma
Muitas vezes, porém, a dúvida vem antes mesmo de escolher o que assistir. Com cada vez mais plataformas surgindo, fica difícil optar por qual delas assinar. É importante entender que isso depende do que você procura.
Existe a mais barata, a mais focada em séries, a que prioriza os filmes e aquelas que conseguem combinar algumas dessas vantagens. Analise bem o que você procura ao assinar um serviço de streaming e veja qual vai te atender melhor.
Pesquise fora das plataformas
O crescimento dos serviços de exibição on-line também impulsionou uma grande produção de textos críticos sobre o conteúdo disponibilizado. Há desde análises mais elaboradas sobre a maioria das produções até simples listas com recomendações, passando por rankings de diferentes gêneros.
Esse tipo de texto foi criado, entre outros fatores, exatamente para guiar o telespectador perdido na vasta cartela de opções existentes. Nossa primeira dica é que você faça uso dessas recomendações na hora de escolher um filme. Procure por listas com sugestões e se jogue naquelas que considerar mais confiáveis.
Use os filtros de busca interna
Todos os serviços de streaming oferecem uma barra de busca interna, na própria plataforma, e a maioria deles tem filtros que te ajudam a categorizar os conteúdos. Dessa forma, é possível buscar por todas as produções disponíveis a partir de uma categoria específica.
Em vias práticas, é possível visualizar todos os filmes românticos, infantis, de aventura ou ação, séries, programas de esportes e demais conteúdos com poucos cliques. Isso também é uma oportunidade de conhecer novos conteúdos, saber o que a plataforma realmente te oferece e até salvar algum para assistir em outro momento.
Assista aos trailers
Essa é uma dica meio óbvia, mas ignorada por muita gente. Trailers de filmes e séries funcionam como chamadas de programas e vão te dar uma noção geral do que um conteúdo específico se trata. De maneira geral, eles são bons resumos, feitos para instigar a curiosidade do telespectador em potencial.
É claro que é possível se decepcionar com produções que tenham um trailer incrível, mas um enredo que deixa a desejar. Mesmo assim, esse recurso pode te dar informações valiosas sobre o material disponível nas plataformas de streaming — tais como assunto principal, linguagem e atuação dos participantes.