Saiba como melhorar os processos e aumentar seus ganhos.
Abrir o seu próprio negócio exige que você esteja preparado para fazer a gestão de custos e trabalhar com estratégias que otimizem todas as atividades. Não importa qual seja o mercado em que a empresa se encaixe, o lucro é um dos principais objetivos.
Planejamento é a palavra-chave que vai ajudá-lo nesta tarefa, algo que é mais simples do que parece. Basta se atentar ao que é realmente necessário para manter sua empresa em funcionamento, com qualidade no atendimento.
Claro que todos os colaboradores precisam estar envolvidos nesse planejamento. Além disso, eles devem entender porque determinados gastos devem ser cortados e alguns processos melhorados. Veja, agora, quatro dicas que vão otimizar os gastos e o lucro da sua empresa:
Conheça todas as suas despesas
Quais são as despesas que sua empresa tem? O ideal é conhecer todo o destino do seu dinheiro. Anote em uma planilha e veja se aquilo é um gasto ou uma despesa.
Tem diferença? Sim! Gastos são considerados desnecessários, podem ser reduzidos ou eliminados, já as despesas são essenciais e mantêm sua empresa em funcionamento.
Aproveite para anotar tudo que você compra e quais contas são pagas mensalmente. Notou algo que pode ser mudado? Já deixe essa informação salva. Assim, você saberá exatamente por onde começar.
Mantenha documentos salvos on-line
Muitos papéis arquivados na empresa contribuem para aumentar os gastos. Você precisa pagar a folha de sulfite e a tinta da impressora, por exemplo, isso sem contar a eletricidade consumida pelo aparelho.
O que você acha de manter seus documentos salvos na nuvem? Existem aplicativos de gestão que permitem fazer isso. Assim, imprima apenas o que é realmente necessário.
Além de reduzir os gastos com papel e impressora, você pode diminuir a ocupação desnecessária de ambientes empresariais. Desse modo, uma sala de arquivos pode ser reaproveitada e melhor utilizada.
Tenha metas bem definidas
A melhor maneira de diminuir os gastos e aumentar o lucro é por meio de metas bem definidas. Quem já seguiu a primeira dica, identificando quais são todas as suas despesas, e sabe qual é seu lucro médio, já pode começar a definir objetivos.
Isso motiva os funcionários a se empenharem nas melhorias. Pode envolver a redução do uso de papel e impressão em 15% a cada mês. Com a meta definida, fica mais fácil entender quais ações podem ajudar a atingi-la e o que não tem dado certo.
A ideia é semelhante no caso do lucro. Você pode determinar um aumento estipulado dos rendimentos, por exemplo, 10% no mês de agosto, devido ao Dia dos Pais, em que será possível vender mais produtos.
Vale comentar que as metas são um caminho para otimizar custos e lucros, ajudando você a entender melhor o funcionamento de sua empresa. Então, não tenha medo de errar e mudar de estratégia.
Experimente formas de comunicação mais baratas
Manter contato com o cliente é essencial, no entanto, você pode pensar em formas de comunicação mais baratas. Uma dica muito boa é investir no WhatsApp para fazer ligações e interagir com as pessoas.
Inclusive, existem consumidores que acham mais prático manter o contato com as empresas pelo aplicativo, já que tudo que precisam é de uma conexão com a internet.
Os chats das redes sociais também são úteis, além do Skype, um aplicativo que permite manter a comunicação entre colaboradores e clientes por meio de videoconferências. Já imaginou poder fazer uma reunião sem precisar viajar? É uma economia e tanto.
Como você pode ver, as quatro dicas apresentadas podem contribuir para otimizar os processos de uma empresa e reduzir seus custos. Assim, consequentemente, haverá aumento do lucro.