Crescimento é de 7,2% na movimentação de cargas em relação a 2019 e balanço da Autoridade Portuária destaca os embarques de ferro gusa
A movimentação de cargas no 1º semestre de 2020 do Porto do Rio de Janeiro atingiu a marca de 3,747 milhões de toneladas. O resultado representa um acréscimo de 250 mil toneladas, o que corresponde a uma alta de 7,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) nesta segunda-feira (20), dia do aniversário de 110 anos do porto.
O levantamento indica que o destaque dos seis primeiros meses de 2020 ficou por conta do crescimento nas exportações de ferro gusa, que atingiu o volume de 867 mil toneladas. O número representa um incremento de 54,5% em relação ao 1º semestre de 2019.
Outro fator importante apontado no relatório da CDRJ para a movimentação alcançada pelo Porto do Rio de Janeiro foi a entrada em operação do Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ). No 1º semestre deste ano, o novo terminal movimentou 204 mil toneladas de trigo.
O diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, ressaltou que, “mesmo com os impactos econômicos gerados pela pandemia, o Porto do Rio de Janeiro conseguiu apresentar um resultado positivo no 1º semestre de 2020”. E as perspectivas são boas, segundo ele: “Na projeção de movimentação de cargas para o 2º semestre de 2020, esperamos manter o bom desempenho observado na primeira metade do ano”.