Fazer um isolamento social é uma situação inédita, por isso há muitas dúvidas em relação à doença, sua forma de transmissão, medicamentos e pesquisas. Assim, acompanhar profissionais capacitados é fundamental.
A pandemia causada pelo novo coronavírus possui diversas consequências. Uma delas é a ansiedade em relação ao futuro. Nesse sentido, fica cada dia mais difícil dormir tranquilo em meio à tanta informação, sem uma previsão de quando será possível circular sem medo pela cidade.
Em momentos como esse, é importante consumir informações responsáveis e verdadeiras, fugindo das matérias de teor sensacionalista. Afinal, elas apenas aumentam a sensação de ansiedade e medo.
Além dos veículos de informação tradicionais, que estão fazendo a cobertura da pandemia, as redes sociais permitem acompanhar alguns profissionais de perto. São médicos, pesquisadores e divulgadores científicos que conseguem falar diretamente com a população leiga sobre a situação atual.
Assistir às lives e ler o conteúdo produzido por esses profissionais é uma maneira segura de se manter informado. Então, confira quatro especialistas para seguir durante a pandemia.
Letícia Kawano
A médica Letícia Kawano é doutora na área de pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em doenças intersticiais pulmonares. Atualmente, ela é pesquisadora, professora universitária e médica pneumologista do HCor.
A doutora criou um projeto chamado “Respira Evidência”, que tem como objetivo noticiar os avanços científicos. Ela também comenta a metodologia científica adotada nas pesquisas, familiarizando o leitor com esse universo.
No LinkedIn, Kawano está entre os Top Voice Saúde 2020. No Instagram, os seus seguidores acompanham vídeos sobre a COVID-19. Neles, a doutora tira algumas dúvidas comuns e fala sobre as novidades em relação à doença, explicando o resultado das pesquisas com medicamentos, por exemplo.
Vale acompanhar o trabalho e os vídeos que a profissional está desenvolvendo. Quem prefere conteúdos escritos encontra alguns textos no site de seu projeto pessoal.
Átila Iamarino
Átila Iamarino é um biólogo com doutorado em microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela USP e a Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Como pesquisador, ele estudou a disseminação dos vírus ebola, HIV e zika.
O pesquisador é famoso nas redes sociais e, além do seu perfil pessoal, comanda o canal Nerdologia, com mais de 2,8 milhões de inscritos. Na pandemia, o divulgador científico ganhou ainda mais notoriedade porque está fazendo lives explicativas sobre a situação do Brasil e do mundo.
O cientista transforma a linguagem da Ciência, que pode ser confusa para quem não é da área, em informação acessível e compreensível. Então, se você quer se manter informado sobre essa pandemia e acompanhar a evolução da COVID-19, seguir o Átila nas redes é uma boa escolha.
Drauzio Varella
O médico Drauzio Varella é especialista em oncologia pela USP. Como pesquisador, estudou o câncer e a AIDS. Também é escritor e ficou muito conhecido por causa da participação em programas de televisão, em que falava sobre a área da saúde.
O portal Drauzio Varella é formado por uma equipe de jornalistas e médicos. Nele, Drauzio aparece com frequência, escrevendo artigos e produzindo vídeos, principalmente, no Instagram. O perfil do portal no Twitter também é ativo e compartilha notícias relacionadas à pandemia.
O portal tem feito uma cobertura intensa e bem explicativa sobre a COVID-19. O doutor também tem feito diversos vídeos para tirar as dúvidas relacionadas à doença. A linguagem dele é clara, permitindo que assuntos complexos possam ser compreendidos por pessoas leigas. Vale a pena segui-lo.
Natalia Cuminale
Natalia Cuminale é uma jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. A profissional se especializou na área de saúde com cursos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Universidade de Warwick, no Reino Unido.
Por mais de sete anos, Cuminale cobriu a editoria de saúde da revista Veja. No Instagram, a jornalista tem se dedicado a fazer uma cobertura diária da COVID-19. Ela comenta o número de casos, faz comparações de dados e explica as pesquisas científicas em andamento.
Diferentemente dos outros dois profissionais, a jornalista faz uma cobertura que leva em consideração os aspectos políticos da crise. Ela defende que o foco precisa ser a saúde e a COVID-19 nesse momento, mostrando como a movimentação política acaba deixando o assunto em segundo plano diversas vezes.
Além de comunicar as notícias, Cuminale faz análises, apontando questionamentos pertinentes em relação às ações do governo e do Ministério da Saúde para lidar com a pandemia. Variando entre os textos e os vídeos, ela traz um panorama internacional e nacional dos desdobramentos da doença.