Sexta, 29 Março 2024

 

Animais de estimação podem apresentar sintomas de estresse e ansiedade. No entanto, é possível ajudá-los.

Como a pandemia da COVID-19 fechou muitas escolas pelo resto do ano, além de restringir os trabalhadores não essenciais e os desempregados a ficarem em casa, muitos de nós estamos surtando, sem mencionar os sentimentos de ansiedade sobre o que o futuro reserva.

Mesmo uma criança muito nova, provavelmente, pode entender até certo ponto o que está acontecendo — e como ela se sente com a perda de sua rotina habitual. Contudo, seu cachorro ou seu gato não estão preparados para processar o que aconteceu, nem adivinhar como se adaptar.

Enquanto cães e gatos podem variar em suas reações, as mudanças, em geral, são muito desafiadoras para a maioria dos animais. Embora nossos pets de estimação possam gostar de passar mais tempo conosco, a mudança dramática confunde muitos deles.

Como resultado, muitas pessoas que sonhavam em ficar em casa o dia todo com seus animais de estimação perceberam que, na realidade, isso pode ser bastante desafiador.

Muito disso ocorre porque as rotinas são invertidas e os animais de estimação não têm ideia de como funciona a nova situação mundial. Assim, os cães nos ocupam o tempo todo, implorando pela próxima refeição ou latindo para terem mais atenção.

Os gatos, em geral, experimentam ansiedade de maneira diferente dos cães. Bichanos podem ficar ansiosos ao ter pessoas por perto quando não as esperam, principalmente, crianças pequenas, que tendem a adicionar mais barulho e caos.

Nesse caso, gatos podem expressar estresse por meio de mudanças indesejadas no comportamento, como urinar fora da caixa de areia. Enquanto os cães estão mais aptos a se voltar para nós, quando estão estressados, os gatos são mais propensos a se afastar.

Além disso, quando estamos presos em casa 24 horas por dia e precisamos realizar nossos afazeres, qualquer uma dessas situações pode colocar muita tensão no vínculo humano-animal. Felizmente, existem algumas estratégias que você pode seguir para o cenário voltar aos trilhos.

Maneiras de ajudar seu animal de estimação

Seja paciente com seu animal de estimação. Para todos nós, inclusive, os animais, todas as regras mudaram. Se você sentir raiva de seu pet, lembre-se de que ele não está tentando ser malcriado. Os bichos não sabem ser vingativos.

Portanto, se eles apresentarem certo comportamento que, antes, não era comum, é por acidente. Nossos animais de estimação têm hábitos frustrantes porque não sabem o que está acontecendo e estão tentando comunicar uma necessidade não atendida.

Por isso, a melhor maneira de aliviar a ansiedade animal é garantindo bastante enriquecimento ambiental aos pets. Assim, eles se ocupam com outras coisas e praticam atividades físicas. Contudo, também é válido considerar outras alternativas que garantem o bem-estar pet.

Cumpra uma rotina diária

Crie e cumpra uma rotina. Quanto mais consistentes pudermos ser com um hábito diário, mais claros seremos para os animais de estimação sobre o que eles podem esperar durante esse período de mudança.

Atenha-se às refeições regulares e aos horários de caminhada do seu animal de estimação, programando oportunidades para interações sociais, como brincadeiras e abraços. Também seja proativo em evitar situações que possam reforçar o comportamento de busca de atenção.

Por exemplo, pouco antes de você se sentar em seu escritório em casa, leve seu cão para passear e, depois, dê a ele um brinquedo interativo para que fique ocupado enquanto você está trabalhando.

Dê espaço ao pet

Animais de estimação precisam de tempo, silêncio e limites. Estar perto de pessoas o dia todo, todos os dias, pode ser muito para eles. Portanto, dê aos pets lugares para onde eles possam escapar para descansar.

Nesse caso, pode ser uma cama, uma caixa aberta ou um canto do sofá. Designe o local favorito deles como um lugar onde ninguém pode incomodá-los.

Assim, quando o pet estiver nessa área, não deixe ninguém pegá-los, movê-los, acariciá-los ou alimentá-los. Isso ajudará o animal a desenvolver sua capacidade de resistência e lidar com níveis altos de interação social.

Não deixe uma criança sozinha com o pet

Nunca deixe bebês ou crianças pequenas sozinhas com um animal. Certifique-se de que existem muitas superfícies elevadas, nas quais seu gato pode sair rapidamente do alcance de uma criança.

Instale um portão, se necessário, para manter as crianças afastadas da área de alimentação e do local de descanso do cão, para evitar situações de mordida.

Lembre-se que tudo vai voltar ao normal

Se o seu gato ou seu cachorro está adorando recebê-lo em casa o dia todo, ele pode começar a sentir algum desconforto quando voltarmos à vida real. Então, proteja-se contra isso, incluindo algum tempo longe dos animais de estimação em sua rotina de pandemia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome