Quinta, 25 Abril 2024

Cada vez mais famílias têm a possibilidade de adotar a energia solar em casa. Saiba mais sobre esta tecnologia.

Cada vez mais pessoas estão interessadas em adotar a energia solar em casa, usufruindo de uma fonte mais limpa e que traz menos prejuízos para o meio ambiente. A tecnologia tem se tornado cada vez mais comum no país, sendo que sua adoção contribui para a redução do gasto de energia e alivia o pagamento da conta de luz.

O aumento do número de adeptos da tecnologia fez com que seja cada vez mais comum que os itens da casa sejam compatíveis com ela. Com a energia solar, o uso de eletrodomésticos de alto consumo deixam de causar aquele calafrio de que a conta de luz irá chegar alta no mês seguinte.

Vantagens da energia solar

Há algumas as razões pelas quais se recomenda a instalação de painéis solares em sua propriedade. A energia solar é uma fonte renovável e que não gera nenhum tipo de resíduo portanto, não polui o meio ambiente. Ela funciona de forma autônoma, tem um baixo custo de manutenção e ajuda a diminuir o gasto de energia do lugar.

Eletrodomésticos compatíveis

Hoje, é possível encontrar luminárias internas e carregadores que funcionam com base na energia solar, por meio de uma bateria própria e independente. No caso dos carregadores, há fabricantes que comercializam aparelhos universais, compatíveis para carregar celulares, tablets, câmeras fotográficas, entre outros.

Se sua propriedade tem painéis solares instalados, é possível que todos os seus aparelhos domésticos que precisem de energia elétrica se beneficiem com o uso de da fonte natural. Eles ainda vão precisar da carga elétrica para funcionar, mas a energia solar terá uma fração do que o eletrodoméstico consome, reduzindo o seu uso.

Custo da instalação

A energia solar requer um investimento inicial grande, que é recuperado ao longo dos anos. Estima-se que, para uma residência com consumo mensal médio de 185 kWh, seja necessário gastar cerca de R$ 12.800 para projetar e instalar os painéis solares.

O valor pode alterar dependendo das condições de cada construção e da necessidade de cada um. Características do telhado, como a altura, o tipo de superfície e a condição geral, também podem influenciar o preço final da instalação.

Lembre-se de que, além de pesquisar qual o melhor custo-benefício para atender sua necessidade, é necessário conversar com um profissional especializado em engenharia antes de fazer a instalação. O aval técnico é necessário para garantir que a construção não será comprometida com a aplicação dos painéis.

Uso em apartamento

A utilização de painéis solares é bem comum em residências, fazendas e empresas. No caso de quem mora em apartamento, o seu uso pode ser mais complicado, mas é possível. Recomenda-se que os painéis sejam instalados na cobertura do prédio, onde há maior incidência de raios solares, portanto, gera-se mais energia.

O uso da energia solar em prédios pode ocorrer tanto de forma individual quanto repartida entre vários apartamentos. Os moradores também podem discutir a implementação para que a energia gerada seja direcionada para as áreas comuns de um condomínio, beneficiando a todos.

Marcas mais recomendadas

Está em dúvida de qual marca escolher na hora de instalar seus painéis solares? Entre as mais conhecidas, estão JinkoSolar, Trina Solar, Canadian Solar, JA Solar e Hanwha Q-CELLS. Também é possível confiar nas empresas GCL, LONGI Solar, Risen Energy, Shufeng e Yingli Green.

Cuidados

Um erro bem comum que os proprietários podem cometer após a instalação das placas está relacionado a sua manutenção. Apesar de serem resistentes, os painéis não foram feitas para serem pisados. Por isso, se for necessário limpá-los de eventuais sujeiras, é preciso muito cuidado para não pisar em cima deles.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome