Sexta, 19 Abril 2024

Rotina é essencial para preservar a saúde, ajudar a diminuir estresse e aumentar a produtividade. Veja como criar hábitos saudáveis.

Se, no início da quarentena, as pessoas tinham expectativas em voltar para a vida normal em 15 dias ou, até mesmo, um mês, isso se mostrou irreal. No Brasil, o isolamento está completando um trimestre, apesar de ser mais rígido em algumas regiões em comparação a outras.

Por isso, aprender a viver nesse novo regime é essencial para a saúde física e mental de todos. A rotina e a disciplina ajudam na tarefa de juntar as prioridades e criar um plano para realizá-las de maneira efetiva.

Funcionamento do corpo

O funcionamento do corpo humano é regulado pelo ritmo circadiano. Isso significa que o nosso ciclo biológico tem como base o período de 24 horas. Então, falar sobre disciplina de horários não é mera imposição social, mas uma necessidade para o bom funcionamento do metabolismo.

O ciclo também é responsável por reger o funcionamento dos hormônios. A melatonina, substância responsável pelo sono, começa a ser liberada às 20h. Para despertar, o corpo libera o cortisol. Fazer uma inversão nos horários, por exemplo, bagunça esse sistema hormonal.

Rotina não é mesmice

Muitas pessoas possuem uma aversão a palavra rotina porque acreditam que isso significa um dia a dia entediante, mas não funciona assim. A rotina é uma boa aliada para ajudar na organização de tarefas, tornando o dia mais produtivo.

Além disso, o corpo se adapta ao ritmo de fazer exercícios pela manhã, trabalhar ao longo do dia e relaxar no período da noite, por exemplo. Ao definir horários para as atividades, fica mais fácil desempenhar essas funções de maneira efetiva.

Rigidez na medida certa

A rotina não precisa ser uma lista infinita de atividades que devem ser cumpridas rigidamente, sem nenhuma flexibilidade. A definição de horários é uma ferramenta para não se perder ao longo do dia e conseguir cumprir as tarefas principais.

Os pais que estão tendo que lidar com o trabalho remoto e as crianças em casa não devem se cobrar para ter a mesma produtividade que possuem no escritório. O momento é atípico, as crianças não compreendem a situação completamente e demandam mais atenção.

O importante é que cada um faça o seu melhor dentro de um cenário possível. Nesse sentido, a rotina é muito eficiente, pois ajuda na organização dos afazeres de todos na casa. Ao criar essa previsibilidade, o estresse diminui.

Pausas e atividades restaurativas

Criar uma programação muito cheia pode aumentar a ansiedade e gerar frustração ao não conseguir cumpri-la. Uma dica muito conhecida para elevar a produtividade é a realização de pausas. Assim como no trabalho, faça pausa para um café, dê uma volta pela casa ou observe o movimento pela janela.

Quando o profissional se dedica ininterruptamente por longas horas, acaba perdendo a noção do tempo. Consequentemente, fica mais cansado e pode demorar mais nas atividades. Então, ao definir os horários para cada tarefa, também deve-se criar pausas estratégicas.

Além disso, é importante colocar atividades restaurativas dentro da programação. Ler um livro, fazer jardinagem e cuidar dos animais são alguns exemplos. Não se cobre para ler o máximo possível ou mexer na maior quantidade de vasos. A função dessas atividades também é relaxar e diminuir a pressão diária.

Atividades físicas

Além das pausas e das atividades restaurativas, fazer exercícios físicos com frequência também deve ser algo constante. Quando há uma inversão de horários e as pessoas pulam refeições, a imunidade do corpo diminui, deixando-o mais exposto a doenças.

Por isso, acrescentar alguns minutos na rotina para fazer exercícios físicos é fundamental. A prática também deixa a pessoa mais disposta e focada, possuindo diversas vantagens para o metabolismo e a saúde.

Benefícios da disciplina

Um dos efeitos da quarentena é a desorientação atencional, que deixa as pessoas confusas, com falta de concentração e muito mais cansadas. Por isso, fazer uma reorganização do cotidiano é necessário e benéfico. Veja as vantagens:

Diminuição dos níveis de estresse;

Formação de hábitos diários bons;

Cuidado com a própria saúde,

Produtividade e foco.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome