Terça, 30 Abril 2024

Se você pretende entrar no mercado de cervejarias ou de outros produtos alcoólicos, precisa aprender como ter sucesso no comércio de bebidas.

No momento, o Brasil vê um grande número de aumento de empreendimentos no setor. Nos últimos anos, o número de cervejarias dobrou no país.

No entanto, como são vários novos negócios sendo criados ao mesmo tempo, a disputa no mercado é muito grande. A parte boa é que, quem souber como ter sucesso, conseguirá se destacar bem. A notícia ruim é que, quem não souber, ficará pelo caminho.

Quer aprender como ter sucesso no comércio de bebidas? Então siga a leitura abaixo!

Como ter sucesso no comércio de bebidas: 4 estratégias

Pode parecer óbvio e até meio bobo, mas o segredo para ter sucesso no ramo de bebidas depende da fórmula: faturamento - despesas. Ou seja: o seu faturamento precisa ser maior que as suas despesas.

É verdade que funciona assim em todos os lugares do mundo e em todos os segmentos, mas é importante entender o que esse tipo de coisa significa para o setor de bebidas.

Portanto, veja a seguir 4 estratégias que ajudam a manter o resultado dessa fórmula positiva!

1. Invista em ingredientes e receitas da melhor qualidade

Imagine que você criou uma cervejaria artesanal. Qual é a chance de você conseguir um preço menor que as grandes cervejas do Brasil? Praticamente nenhum.

Isso porque elas são capazes de produzir em larga escala. Na prática, cada litro sai muito mais barato, até porque elas compram os ingredientes em quantidades gigantescas.

Portanto, é importante ter em mente que você nunca conseguirá competir com o preço das grandes marcas. Isso significa que você deva desistir? Claro que não.

Se não dá para competir com o preço, é importante competir pela qualidade. Isso significa que você precisará investir nos melhores ingredientes e nas melhores receitas possíveis.

Faça muitos testes até achar um produto incrível, de qualidade realmente superior ao que existe no mercado. Quando conseguir, você estará um passo na frente de alcançar o sucesso.

2. Tenha um plano de marketing online de qualidade

Um dos problemas de investir em ingredientes de alta qualidade é que eles encarecem o produto. Uma garrafa de meio litro, por exemplo, acabaria vendida por R$7,00, talvez R$8,00.

Esse valor é um pouco acima do que as pessoas costumam pagar e criar um obstáculo de vendas.

No entanto, é nessa hora que entra o seu trabalho de marketing para conquistar espaço no mercado.

Um dos papéis da publicidade é comunicar o valor do seu produto de maneira adequada. Ou seja: é importante elevar a percepção de valor que o consumidor tem do seu produto com base no preço que você cobra.

Isso pode ser feito de várias formas e existem muitas estratégias de marketing online para serem usadas.

A primeira delas é a de marketing de conteúdo. Com ela, você produzirá artigos e vídeos que educarão o mercado e aumentarão a percepção de valor da sua bebida.

Nesses artigos, você explicará porque o ingrediente X é melhor do que o Y, como isso muda o sabor e de que forma as bebidas mais caras trazem mais benefícios que as industrializadas.

Outra estratégia adequada é criar um bom branding da sua marca usando as redes sociais. Com mais de 127 e 60 milhões de usuários ativos respectivamente, o Facebook e o Instagram são as melhores plataformas para isso.

Além de contar com ferramentas de anúncios segmentados para alcançar o público ideal para o seu comércio, você ainda poderá trabalhar com influenciadores que aumentarão o valor do seu produto.

3. Descubra onde cortar preços na sua estratégia

Apesar das duas estratégias acima, é claro que ter um bom preço é parte importante de como ter sucesso no comércio de bebidas. Afinal, se fosse possível ter um produto de qualidade incomparável e baixo preço (com uma boa margem de lucro), seria incrível.

Se você não vai cortar o preço dos ingredientes (e nem deveria), então deve analisar toda a sua estratégia e ver onde consegue diminuir seus gastos.

Por exemplo, você vende por onde? Se vender pela Internet, você precisa estar em um aplicativo de bebidas delivery. Isso porque você chegará a um enorme público e terá poucos custos para isso. Na verdade, fora a comissão do app, você não terá custo algum. É um sistema logístico muito mais barato.

Além disso, estude formas mais econômicas de embalagem, processos energéticos e outros custos de produção para poder cortar alguns centavos do seu preço.

4. Crie uma comunidade ao redor dos seus produtos

Por fim, não poupe ao investir em criar uma comunidade ao redor das suas bebidas. Hoje em dia, com a Internet, é muito mais fácil desenvolver uma base de fãs dos seus produtos.

A vantagem disso é ter uma base de consumidores promotores, que vão aumentar ainda mais o seu número de clientes, mas também ter uma quantidade estável de faturamento.

Com essas dicas, você já sabe como ter sucesso no comércio de bebidas e conseguirá aumentar as chances de prosperar no segmento.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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