Terça, 30 Abril 2024

Novo coronavírus pode sobreviver por algumas horas na fibra dos tecidos, tornando necessária a higienização das peças sempre que voltar da rua

As principais capitais do país estão começando a flexibilizar a quarentena, possibilitando a reabertura do comércio e o retorno aos escritórios. No entanto, antes de pegar sua bolsa e ir para rua, é preciso entender como prevenir a infecção pelo novo coronavírus e qual é o papel do seu look nisso.

Importância do tipo de tecido

Às vezes, sair de casa deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade. Fazer compras, ir ao médico ou mesmo ao trabalho são algumas das demandas que fazem com que seja necessário deixar a segurança do lar, encarar o transporte público e frequentar locais com possíveis aglomerações.

O ideal é evitar encostar em superfícies ou em outras pessoas, mas nem sempre isso é possível. Dessa forma, escolher o traje com cuidado antes de sair de casa é fundamental para a prevenção de uma contaminação. Ao chegar em casa, a primeira coisa a ser feita é tirar as roupas e deixá-las direto na lavanderia para já serem higienizadas. O mesmo ocorre com as máscaras de tecido grosso, como algodão. Após secas, elas devem ser passadas a ferro.

Nos dias mais quentes, as roupas de algodão são boas opções por absorverem a transpiração e serem fáceis de lavar. Já para quando a temperatura cai e esfria, a preferência é por trajes de fibra sintética, como poliéster, microfibra e acetato, que são fáceis de serem lavados, secam rapidamente, podendo até ir para a secadora sem prejudicar a qualidade do tecido, e dispensam o ferro.

Escolha das roupas

Mesmo uma simples ida à farmácia ou ao mercado pede um visual mais arrumado do que aquele que usamos apenas para ficar em casa. Contudo, algumas tendências de moda devem ser deixadas de lado neste momento. Sobreposições, por exemplo, podem ser usadas em outra ocasião.

Os tecidos mais grossos ou com trama aberta, como os de crochê, tricô e renda, não são adequados para a pandemia, mesmo para quem está trabalhando. O minimalismo é a palavra-chave durante este período e quem quiser fazer diferente, pode apostar em estampas e cores que são tendências da estação, sem colocar a saúde em risco.

Seleção dos calçados

Mesmo que o dia esteja quente, o ideal é priorizar os calçados totalmente fechados para sair de casa, como botas, tênis, oxford e outros. O sapato que foi usado para ir à rua deve ser deixado do lado de fora de casa ou ter a sola lavada antes de adentrar o ambiente.

Em entrevista à Daniela Albuquerque, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, ensinou que molhar o capacho de entrada com uma solução de água pura e sanitária para poder higienizar a sola dos sapatos antes de entrar em casa é suficiente para matar vírus, bactérias e germes que possam contaminar a residência.

Lavagem das roupas

Não é preciso pânico ou qualquer medida extrema: água e sabão são suficientes para limpar as roupas e eliminar o novo coronavírus. Não é necessário adicionar cloro ou água quente na lavagem.

Caso alguém da casa esteja com COVID-19, todas as suas peças de roupa e, até mesmo, as de cama e banho usadas pela pessoa doente devem ser lavadas separadamente daquelas utilizadas pelo restante dos moradores.

As peças devem ser colocadas para secar ao Sol ou em local bastante ventilado. A secadora também é uma aliada para trazer praticidade ao dia a dia, em especial, quando o clima está muito frio e úmido.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome