Quinta, 25 Abril 2024

Na contramão etanol e diesel recuaram nas bombas; mesmo com baixa, etanol chega a ser 19% mais caro que no Centro-Oeste

Junho começou com aumento no preço da gasolina para os motoristas do Norte, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). O combustível que em maio era vendido a R$ 4,094 chegou ao valor médio de R$ 4,153 no início do mês, um aumento de 1,44%. O etanol e o diesel ainda mantiveram o comportamento de queda nos preços e foram comercializados a R$ 3,521 e R$ 3,504, respectivamente. Uma baixa de 0,73% para etanol e 0,79% para o diesel.

“ A Região Norte foi a única a apresentar recuo nos preços do etanol e diesel. Todas as demais regiões registraram aumento no começo do mês. A gasolina, porém, não escapou da alta, que ocorreu em todo o País. O postos Norte também continuam a liderar o ranking dos preços mais altos para todos os combustíveis, cenário que pode ter alguma alteração ao final do mês, com o contextos de alta em todo o território nacional”, afirma o Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.

Na análise por Estado, o Pará lidera os preços mais altos do etanol por R$ 3,857, enquanto o Amazonas teve o maior recuo no preço do combustível (5,6%), comercializando a R$ 3,205. Em contrapartida, o Estado tem a gasolina mais cara da região, vendida a R$ 4,461, um aumento de 2,2% em relação a maio. Já o Amapá oferece aos motoristas o menor valor da gasolina, encontrada nos postos por R$ 3,487 apesar do aumento de 4,4%, ante o mês anterior.

Mesmo com queda de 0,90% o diesel continua mais caro no Acre, sendo vendido a R$ 3,999. Já a versão mais barata do combustível foi encontrada no Tocantins por R$ 3,056, com um acréscimo de 1,1%. Roraima teve queda de 3,2% no diesel comum que foi vendido no Estado a R$ 3,422, enquanto Rondônia teve alta de 1,4% e comercializou o combustível a R$ 3,382 no início de junho.

Ainda de acordo com o estudo realizado pela Ticket Log, os preços apresentados nessa primeira quinzena de junho demonstram que, embora existam perfis diferentes em cada veículo, foi mais vantajoso financeiramente abastecer com gasolina no Pará, Amazonas e Tocantins. Os demais Estados do Norte não apresentaram índice de consumo de etanol suficiente para análise.

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