Quarta, 17 Abril 2024

O aprimoramento tecnológico foi capaz de propor inúmeras soluções de automação para as empresas, de modo a facilitar a execução de tarefas rotineiras, contribuir para melhorar a produtividade, aumentar a qualidade de trabalho e reduzir custos, com o gerenciamento de inúmeros processos.

A expansão da tecnologia não ocorre somente com o aprimoramento de softwares ou equipamentos, como um sistema de estoque para logística de lojas, mas também ocorre no meio digital.

Para termos uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), mais de 93% dos participantes entrevistados na pesquisa Comércio Conectado da Nielsen afirmaram que já fizeram compra na internet.

Por isso, considera-se como automação comercial a otimização de processos manuais, por meio da aplicação de métodos, ferramentas e elementos tecnológicos, bem como a inserção de inovações digitais, com o objetivo de melhorar a eficiência das empresas, oferecer informações confiáveis e aumentar a produtividade.

Além disso, a automação comercial traz vários benefícios, entre os quais:

-Diferencial competitivo no mercado;

-Melhor qualidade de produtos e serviços;

-Aumento da performance das atividades;

-Mais rapidez na execução de processos;

-Redução de custos e desperdícios.

Vale dizer que a automação comercial não significa a completa substituição da mão de obra por máquinas. Ao contrário, a proposta é a integração de colaboradores com a tecnologia, como um modo de auxiliar na gestão.

Sendo assim, ela pode ser implantada em todos os tipos de empresas, desde supermercados, loja de móveis planejados, de roupas, entre outros.

Assim, por meio de métodos diferenciados, com máquinas operatrizes, softwares e hardwares, a automação comercial ganha uma ampla dimensão nas empresas, alterando as formas de trabalho e melhorando a produção.

No artigo de hoje, conheça os 5 problemas que a automação comercial evita e a importância de empregar as novas tecnologias no seu negócio. Acompanhe a leitura!

1 - Aumento exacerbado de gastos

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a aquisição de softwares, hardwares e equipamentos tecnológicos não é um gasto, mas sim um investimento, capaz de gerar significativa redução de despesas e aumento da receita a médio e longo prazo.

Portanto, ao adquirir um sistema para restaurante, por exemplo, é possível atender melhor os clientes, ter mais precisão nos pedidos e fazer as cobranças corretas, algo que afeta na experiência dos clientes e, como consequência, resulta em uma reputação positiva para o estabelecimento.

Além do mais, vale dizer que os processos manuais consomem muito mais tempo do que os automatizados, o que impacta diretamente na produtividade e na lucratividade da empresa.

Há uma infinidade de processos manuais que podem ser substituídos por sistemas automáticos, como a digitalização de documentos (descartando também o uso de materiais físicos, como papel e o próprio local de armazenamento), gerenciamento do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, etc.

Os dados informativos também podem ser compartilhados e armazenados em nuvem, isto é, em sistemas online que podem ser vistos de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

Dessa maneira, uma loja de revestimentos pode enviar planilhas aos seus funcionários, diminuindo custos de materiais físicos, além de contribuir para um gerenciamento de tarefas de forma mais organizada.

2 - Descontrole no gerenciamento de operações

A automação comercial é capaz de sanar os problemas de descontrole no gerenciamento de operações. Afinal de contas, sabemos que a organização e o domínio de todos os pontos são realmente importantes para a tomada de decisão dentro das empresas.

Assim, o controle de estoque gerencia, de maneira automática, os custos, sendo possível enxergar o lucro acima dos produtos e serviços de modo mais rápido e correto.

Um exemplo é quando uma distribuidora de produtos de limpeza é capaz de verificar as datas de vencimento de suas mercadorias, para não vender itens vencidos aos consumidores, algo que pode ocasionar bastante prejuízo.

Nesse sentido, tendo o controle de informações mais organizadas e seguras, é possível elaborar um planejamento saudável, tendo estrutura para escolher os fornecedores certos, as datas de distribuição e ter dados concretos, muitas vezes em números, evitando o trabalho com incertezas.

3 - Falhas humanas

A execução incorreta de algumas tarefas, bem como a utilização imperfeita de alguns recursos pode ocasionar diversas falhas, que impactam negativamente nos negócios.

Muito disso, pode ocorrer por falta de atenção do colaborador ou até mesmo despreparo no uso de ferramentas.

Por exemplo, uma mistura incorreta de produtos naturais atacado pode comprometer todo o resultado. Mas errar é humano, como diz o ditado.

Nesse sentido, ter uma estrutura informatizada é um modo de acelerar a execução de tarefas e, ao mesmo tempo, reduzir os erros humanos. Como consequência, é possível ter mais assertividade nas tarefas, o que também aumenta a produtividade e reduz custos.

Por exemplo, quando um colaborador de uma distribuidora de ferramentas está fazendo o inventário anual da empresa e ele erra na conferência de um determinado produto, isso pode ocasionar um prejuízo alto, incluindo perda da mercadoria ou multa.

Desse modo, com um sistema automatizado para o comércio, é possível gerar relatórios, gráficos, planilhas e as demais informações de inventário, com registro simples diretamente no computador. Isso ajuda a ter mais praticidade e segurança, evitando prejuízos desnecessários.

Além disso, a automação comercial é capaz de melhorar o controle de fisco, que muitas vezes é “esquecido” e muito difícil de fazer manualmente.

Com isso, ter um controle de estoque automatizado é uma forma de gerenciar os registros fiscais, tornando a emissão de notas, programação de pagamentos e outras burocracias um processo muito mais fácil.

4 - Análise de desempenho

A automação comercial permite a análise de desempenho de colaboradores e processos, em diagnósticos muito mais eficientes.

Por exemplo, é possível ter dados sobre a conciliação de cartões gerenciar as vendas no crédito e débito, para maior controle do fluxo de caixa.

Mais do que verificar o desempenho de vendas, o processo também assegura que todas as transações comerciais sejam capturadas de maneira adequada, para evitar conflitos e possíveis perdas de pagamentos.

Os relatórios podem ser gerados diariamente e em tempo real, quando necessário. Isso facilita a análise da situação de cada departamento da empresa, permitindo a visualização de falhas com maior rapidez, algo que é extremamente eficaz para manter a qualidade dos processos e atividades.

Assim, com um simples comando é possível identificar erros, aumentos, acertos, decréscimos, entre outros detalhes de cada tarefa.

Essas informações podem ser armazenadas em nuvem, possibilitando a tomada de decisões sem achismos e, por conseguinte, com menores riscos.

5 - Falta de compatibilidade

Por fim, a automação comercial é uma boa forma de averiguar a presença de máquinas, equipamentos, softwares e sistemas não compatíveis entre si, que podem prejudicar o dinamismo de tarefas.

Visto que estamos em um momento de transição de tecnologias, com inclusão de plataformas digitais e sistemas inteligentes, além do surgimento de tendências a todo o momento, é possível nos depararmos com problemas de compatibilidade (como máquinas descontinuadas).

Sendo assim, existem redes integradas de automação comercial focadas na verificação de compatibilidade, que ajudam as empresas a analisarem quando é preciso investir em outro equipamento.

Além disso, são capazes de mostrar se a equipe tem dificuldade em fazer uso das tecnologias.

É a chamada “gestão da automação”, que tem uma grande responsabilidade nas demais tecnologias, agindo de maneira interdepartamental para instruir todos os setores envolvidos na produção e indicando os equipamentos certos para cada tarefa.

Desse modo, também é possível evitar a compra de equipamentos desnecessários, a partir de uma trabalho de avaliação das compatibilidades.

Conclusão

O avanço da tecnologia e o aprimoramento técnico de equipamentos, sistemas, softwares, em conjunto com a própria transformação digital, modificou várias formas de trabalho dentro das empresas.

Por esse motivo, o investimento em inovação tecnológica deixa de ser um diferencial competitivo para se tornar uma obrigatoriedade para sobrevivência no mercado.

Ou seja, estamos falando não só da implantação de novas máquinas, mas todo um processo de gerenciamento e controle de informações, fundamental tanto para os empreendimentos físicos quanto online.

Diante disso, a automação comercial aparece como uma solução para propor métodos de trabalho ainda mais eficientes, trazendo diversos benefícios para as organizações e colaborando para análise de desempenho de processos, produções e colaboradores.

Com o emprego de tecnologias sofisticadas, abre-se novas possibilidades de gestão, resultando em um significativo aumento da produtividade e da lucratividade para as empresas de todos os segmentos.

Aliás, engana-se quem pensa que a automação é restrita às indústrias; muito pelo contrário, ela ganha cada vez mais espaço nos comércios e, até mesmo pequenos e microempreendimentos podem aproveitar de suas vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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