Terça, 16 Abril 2024

O armazenamento em nuvem é uma realidade para boa parte das empresas do Brasil e do mundo. Ele traz muitos benefícios, por isso cada vez mais vem sendo utilizado, tornando esse mercado cada vez mais atrativo.

Existem diferentes modalidades de computação em nuvem, e todas facilitam o dia a dia das organizações. Por isso deixou de ser tendência e se tornou uma realidade em todos os segmentos.

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens que muitos setores podem encontrar ao trabalhar com o armazenamento em nuvem.

Vantagens do armazenamento em nuvem

A tecnologia alcançou diferentes objetivos e vem facilitando o dia a dia de empresas de setores diferentes.

Uma dessas evoluções é o armazenamento em nuvem, que traz vantagens como:

Agilidade nas mudanças tecnológicas

Empresas que trabalham com armazenamento de dados em servidores próprios não encontram a mesma facilidade que as instituições que trabalham com a nuvem.

Além de precisarem de uma equipe de TI exclusiva para isso, enfrentam outros contratempos.

Por exemplo, se desejam mudar de endereço, essa movimentação é muito complexa e apresenta riscos que podem trazer muitos problemas. Inclusive, quando vão fazer uma simples mudança tecnológica dentro da organização.

empresas de manutenção industrial têm mais facilidade nesses momentos. Se quiserem, por exemplo, atualizar um servidor na nuvem, os técnicos realizam todas as configurações de forma prática e remota.

Também não precisam se preocupar com atualização tecnológica do hardware, uma vez que o prestador de serviço é quem se encarrega de prover esses cuidados para atender às necessidades do cliente.

Mais escalabilidade no uso dos serviços

Conforme o negócio cresce, o servidor atinge sua capacidade máxima. Isso leva a empresa a ter mais despesas com o hardware, pois se não houver uma nova instalação, os usuários terão de lidar com sistemas lentos e falhos.

A escalabilidade da nuvem facilita upgrades e downgrades, o que melhora consideravelmente a manutenção dos servidores, de acordo com sua capacidade ideal.

Redução de custos com infraestrutura interna

Se uma fabricante de aspersor para irrigação usa o armazenamento em nuvem, não precisa gastar com itens como:

-Espaço para o servidor;

-Servidores adequados;

-Data centers;

-Profissionais especializados.

Eles são necessários para cuidar do funcionamento de toda a infraestrutura de TI e representam um custo alto.

Apesar de ser importante, essa despesa pode ser revertida para as principais atividades do negócio.

O armazenamento em nuvem dispensa praticamente todos os equipamentos que ocupavam espaço e tempo. Isso porque todos os cuidados são delegados para quem fornece o serviço, alocando colaboradores para outras funções mais importantes.

Isso também permite que, por exemplo, uma gráfica de etiquetas adesivas personalizadas configure os servidores de acordo com sua necessidade, arcando apenas com os recursos que escolher.

Disponibilidade total

A indisponibilidade nos serviços de TI por conta de falhas na infraestrutura é mínima com o cloud computing. Diversas boas práticas e proteções são aplicadas para prevenir essas situações.

Ele faz uso de backups, estruturas elétricas e de rede redundante, além de distribuição geográfica de servidores. Tudo isso visa minimizar a interrupção do funcionamento do serviço.

Mais sustentabilidade

Sustentabilidade é uma ação muito importante atualmente para as empresas. Por não precisar de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem se torna mais sustentável e traz benefícios como:

-Economia de espaço;

-Economia de energia;

-Dispensa sistemas de refrigeração;

-Reduz a emissão de dióxido de carbono.

Dessa forma, uma empresa de usinagem e ferramentaria centraliza e utiliza o que há de melhor em tecnologia disponível no mercado, otimizando seus recursos e diminuindo os impactos no meio ambiente.

Maior segurança das informações

Cuidar do armazenamento de dados evita grandes prejuízos, principalmente em um mundo em que os riscos para a segurança da informação evoluem rapidamente.

O armazenamento em nuvem utiliza firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camadas.

A proteção também fica por conta de profissionais especializados que combatem tentativas de ataques.

Conclusão

Estes são alguns dos principais impactos positivos de escolher a migração para o cloud computing, principalmente quando se fala em infraestrutura IaaS.

Trata-se de um TI mais estratégico e menos operacional, que agrega mais valor ao negócio. Além disso, é uma transformação que deve ser buscada por empresas que desejam se diferenciar e ter mais sucesso no mercado.

São facilidades inigualáveis trazidas pela tecnologia, que vão facilitar os processos da organização, protegendo informações e dados importantes para o seu bom andamento.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome