Em tempos de automação de processos e de avanço da tecnologia, perdemos o contato entre as pessoas, ainda mais com o convívio cada vez mais intermediado por robôs. Por esse motivo, o atendimento humanizado se tornou um diferencial das empresas, pois ele consegue dar atenção às pessoas, construindo relações mais duradouras.
Cerca de 67% dos consumidores já desligaram um telefone, somente pela frustração em não falar com um ser humano. Além disso, 80% dos clientes preferem resolver um problema com uma pessoa, do que interagindo com canais de autosserviço.
Isso mostra que as pessoas não querem somente comprar, mas interagir e criar vínculos com as marcas. Por esse motivo, o atendimento humanizado é visto como um dos principais instrumentos na garantia de satisfação dos clientes.
O texto de hoje vai falar mais sobre a importância do atendimento humanizado nas empresas e dar dicas de como aplicar a estratégia no seu negócio. Acompanhe!
O que é o atendimento humanizado?
O atendimento humanizado pode aparecer em qualquer tipo de negócio. Mesmo empreendimento altamente tecnológicos, como as empresas de automação industrial, podem investir em estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente, por meio da recepção e solução de problemas por intermédio humano.
Portanto, o atendimento humanizado nada mais é que a troca de informações com o cliente por meio da interação humana, ao contrário das tendências atuais que usam chatbots, SACs automatizados ou mensagens programadas.
Esse tipo de estratégia é voltada para garantir a melhor experiência do consumidor, principalmente para quem deseja fluidez e tratamento exclusivo, indo além das informações com textos prontos e robóticos.
Nesse sentido, o atendimento humanizado permite uma conversa mais próxima, através do diálogo com vendedores, gerentes, recepcionista e outros colaboradores.
Uma das principais características desse tipo de atendimento é a empatia. Afinal, a empresa precisa se colocar no lugar do cliente, para compreender suas dores, necessidades e anseios.
Imagine, por exemplo, uma loja de materiais elétricos que precisa lidar com a troca de um componente, que veio com defeito de fabricação.
Ao se colocar no lugar no cliente, percebemos que já há uma frustração com o produto, daí a importância do atendimento humanizado, visto que, em muitos casos, um robô não é capaz de lidar com esse problema.
Além disso, todo o processo deve ser baseado no diálogo. Não necessariamente o atendimento precisa ser feito pessoalmente, ainda mais porque muitas pessoas entram em contato por telefone ou mídias sociais, mas ao dialogar com o cliente, é importante construir essa proximidade, como uma conversa frente a frente.
Ou seja, é preciso deixar de lado aquele script engessado de perguntas, para acolher o cliente, verificando suas necessidades com empatia, simpatia e respeito.
Para construir um atendimento personalizado, recomenda-se:
- Conhecer a história do seu cliente;
- Adaptar a linguagem para cada consumidor;
- Abrir o diálogo em múltiplos canais (telefone, chat, pessoal);
- Treinar toda a equipe para prática de empatia.
Vale dizer que o atendimento personalizado pode ter grande ajuda da internet.
Por exemplo, uma fábrica de etiquetas pode usar softwares para colher dados a respeito dos consumidores e, com isso, ajudar na produção de um atendimento personalizado, conforme a jornada do indivíduo e o histórico de compras.
As principais vantagens do atendimento humanizado
Uma das principais vantagens do atendimento humanizado é justamente a proximidade da empresa com o cliente.
Desse modo, constrói-se uma relação de confiança entre as partes, o que resulta na maior fidelização do público e, consequentemente, no aumento de vendas.
Afinal, temos mais segurança de fechar um negócio de consultoria ambiental SP, por exemplo, com uma empresa que nos atendeu bem, mostrando que tem interesse em nossos problemas e busca encontrar uma solução personalizada.
Importante dizer que o atendimento humanizado também é uma maneira de diferenciar o seu negócio da concorrência.
Em um mundo cada vez mais mediatizado pelas tecnologias, a presença humana faz toda a diferença na hora de escolher um produto ou serviço.
Conclusão
O atendimento humanizado aos clientes é uma excelente maneira de construir um relacionamento saudável e próximo, algo que influencia diretamente na credibilidade do seu negócio e na decisão de compra.
Mesmo com a imersão em tecnologias, o atendimento pessoal e personalizado ainda conta muito para os consumidores, que tendem a criar um vínculo mais forte com empresas que investem na estratégia.
Por esse motivo, é preciso focar na empatia e na humanização das relações corporativas, para ter destaque perante à concorrência e mostrar aos clientes que eles são especiais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.