Ficar um tempo sem usar maquiagem contribui para uma pele mais saudável e livre de excesso de oleosidade
Usar maquiagem com frequência exige cuidar da pele constantemente, uma vez que resíduos de base, pó e demais produtos cosméticos podem obstruir poros e causar acne, cravos ou, ainda, o ressecamento da derme e demais situações que causem desconforto.
Atualmente, existem vários cosméticos que tratam a pele ao mesmo tempo que a maquiam, como as bases com fator de proteção solar ou corretivos voltados para peles mais oleosas. Contudo, passar um tempo sem utilizar maquiagem pode trazer vários benefícios para a cútis. Confira alguns deles, a seguir.
Diminui alergias
Usar maquiagem constantemente pode deixar a pele um pouco mais sensibilizada. Assim, surgem algumas alergias, como vermelhidão, coceira, manchas e, até mesmo, brotoejas. Por conta disso, é de extrema importância se certificar de que o cosmético utilizado seja certificado pela Anvisa e esteja dentro do prazo de validade.
Evita o envelhecimento precoce
Ficar um período sem utilizar maquiagem contribui para uma aparência mais jovial. Isso porque este tipo de cosmético, apesar de realçar a beleza de quem a usa, impede que a respiração da pele aconteça de maneira adequada. Consequentemente, os poros ficam obstruídos e acabam contribuindo para um envelhecimento precoce.
Esse ponto também justifica a necessidade de retirar completamente a maquiagem. Para isso, é ideal higienizar a pele com demaquilantes, água micelar ou tônicos que promovem uma limpeza mais profunda ao mesmo tempo que hidrata e cuida da cútis.
Previne cravos e espinhas
Mesmo com muitos cosméticos específicos para pele acneica, a obstrução dos poros causados pela maquiagem, infelizmente, acaba contribuindo para o aumento da oleosidade, promovendo mais casos de espinhas e cravos. Sendo assim, passar um período sem se maquiar faz com que sua pele respire adequadamente e os níveis de oleosidade se mantenham mais controlados.
Porém, ficar um período sem se maquiar não significa que você deva deixar o skincare de lado. Mesmo com a pele livre desses cosméticos, é ideal manter a sua rotina de cuidados, especialmente, com o protetor solar — até mesmo quando não estiver saindo de casa.
Minimiza chances de doenças de pele
Assim como as alergias, a redução do uso de maquiagem oferece menores riscos de doenças de pele, como terçol, micos, herpes labial e conjuntivite. Este, inclusive, é um problema muito recorrente entre aqueles que costumam compartilhar os cosméticos. Por essas e demais razões, especialistas não recomendam o “empréstimo” de lápis de olho, batons e afins.
Possibilita conhecer o tipo de pele
Usar maquiagem com frequência faz com que esqueçamos de como nossa pele costuma se comportar sem os cosméticos — se ela é oleosa ou tem manchas, por exemplo. Sem a maquiagem, há a possibilidade de conhecer mais a fundo o tipo de cútis e, assim, tratá-la adequadamente, com os produtos específicos para as suas necessidades.
Qual é o segredo para ter uma pele bonita e saudável?
Para ter uma pele bonita e saudável, é importante mantê-la sempre limpa. É recomendável se consultar com um dermatologista para que os produtos mais adequados para o seu tipo de pele possam ser recomendados e, assim, proporcionar o resultado esperado por você.
Entretanto, não basta ter uma pele higienizada para manter a sua saúde. O uso de filtros solares é indispensável para se proteger de manchas e, até mesmo, doenças mais graves, como o câncer de pele. Por isso, com ou sem o uso frequente de maquiagem, mantenha sua rotina de cuidados.
Em dias mais frios, é importante usar hidratantes, inclusive nos lábios, para evitar o ressecamento e os consequentes cortes na pele. Para complementar, não deixe de tomar, pelo menos, um litro e meio de água por dia. O líquido também contribui para a proteção e a hidratação cutânea.