Quinta, 25 Abril 2024

 

Produtos de limpeza podem ser químicos muito perigosos e causar danos irreversíveis à saúde.

Os itens químicos de limpeza são essenciais em todos os lares, mas apresentam grande perigo e riscos à saúde quando usados ​​de maneira inadequada. Sendo assim, produtos de limpeza, especialmente, aqueles que contêm cloro e amônia, podem causar danos irreversíveis.

Muitas soluções químicas queimam a pele e, se ingeridas em quantidade suficiente, podem ser fatais. Segundo pesquisa, crianças com menos de cinco anos de idade são mais suscetíveis a envenenamentos acidentais causados ​​por negligência na proteção química. As precauções que você precisa tomar para manter sua proteção e a de seus familiares são simples.

Alguns exemplos dos produtos domésticos que contêm químicos perigosos são: limpadores de fornos, de azulejos, de vaso sanitário e de rodas cromadas, anticongelante, removedores de ferrugem, gasolina, óleo de motor, tinta com chumbo, aguarrás, diluente e verniz ácido.

Precauções a serem tomadas

Leia atentamente a lista de ingredientes de qualquer produto químico que você usar. A etiqueta também pode indicar como utilizar o equipamento de proteção adequado, manusear os produtos químicos, responder a emergências e diluir com segurança.

O rótulo informa se a substância é inflamável, corrosiva ou pode causar câncer. Também indica se você deve usar proteção para os olhos, luvas ou outro equipamento. Além disso, compre o instrumento de proteção individual adequado, limpe e cuide deles adequadamente.

Esteja ciente dos materiais perigosos com os quais entra em contato. Aprenda sobre as características e perigos específicos. Siga procedimentos seguros quando manusear produtos químicos, sem tomar atalhos.

Manuseie, armazene e livre-se de materiais perigosos com segurança e de acordo com os procedimentos aprovados. Nunca despeje em esgoto. Também não misture ou combine materiais perigosos, a menos que saiba que pode fazê-lo com segurança.

Abra as janelas para ventilar o lugar onde você irá aplicá-lo. Alguns dos produtos químicos aderem aos pulmões, especialmente, durante a exposição prolongada, que pode causar asfixia.

Os limpadores de fornos e drenos são os mais potentes. Então, tome muito cuidado ao usar esses produtos. Sempre os guarde em locais onde eles não são facilmente acessíveis.

Muitos dos químicos podem causar reações violentas ou liberar vapores venenosos quando combinados. A transferência de líquidos inflamáveis, como a gasolina, de um recipiente para outro pode gerar eletricidade estática e inflamar fumaça. Além disso, sempre carregue itens químicos em recipientes aprovados e lave as mãos depois de usar qualquer material não seguro.

Armazene os materiais corretamente, conforme indicado em suas embalagens. Produtos químicos inflamáveis ​​devem ser armazenados em local fresco e seco, longe do calor e da luz solar. Alguns produtos químicos, como ácidos, devem ser armazenados separadamente dos outros.

Soluções químicas mais naturais

Alguns ingredientes simples e seguros, como sabão, água, bicarbonato de sódio, vinagre, suco de limão e bórax, auxiliados por uma esponja grossa para esfregar, podem cuidar da maioria das necessidades de limpeza doméstica. Eles podem economizar muito dinheiro desperdiçado em produtos de limpeza desnecessários e especializados!

No entanto, quando você precisar da conveniência ou do poder adicional de produtos de limpeza comerciais pré-fabricados para o básico, como detergentes para a roupa e louça, siga as diretrizes acima a fim de ajudá-lo a escolher itens com o menor impacto na sua saúde e no meio ambiente.

A maioria dos rótulos possui uma palavra de sinalização, como “perigo”, “aviso” ou “cuidado”, que fornece alguma indicação da toxicidade de um produto. Aqueles com etiqueta de advertência são consideradas tóxicos.

Se você os encontrar, escolha produtos que não sejam tóxicos o suficiente para que não exijam nenhuma das palavras indicativas acima em seus rótulos. Ao lado da palavra de sinalização, geralmente, há uma frase que descreve a natureza do risco, como “pode ​​causar irritação na pele”, “inflamável”, “vapores nocivos” ou “pode ​​causar queimaduras em contato”.

Ao avaliar reivindicações ecológicas, procure por produtos biodegradáveis, pois, a maioria das substâncias são nocivas ao meio ambiente. Também escolha declarações como “sem solventes”, “sem fosfatos” ou “à base de plantas”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome