Quinta, 25 Abril 2024

Aos 24 anos, Dean deixou muitos fãs desolados após um acidente de carro. O ator é um marco em Hollywood, fazendo história no Oscar.

Considerado um dos maiores astros de Hollywood, James Dean teve uma carreira curta e marcante. Apesar de ser muito focado na profissão de ator, o jovem também ficou conhecido como ícone do rock and roll. Muito disso está relacionado a sua atitude desafiadora e descolada, além do visual composto por sua jaqueta de couro.

A melhor maneira de entender a carreira de Dean é refazendo seus passos. O ator norte-americano nasceu no dia 8 de fevereiro de 1931, na cidade de Marion, Indiana. Aos 9 anos, Dean perdeu a mãe para um câncer de útero e o pai se viu incapaz de cuidar do garoto.

Por isso, ele foi morar com os tios em uma fazenda em Fairmont. Recebeu uma criação quaker, nome dado a grupos britânicos que seguem a religião protestante. Aqueles que conheceram Dean na infância o classificavam como uma criança inquieta e agitada.

Já no ensino médio, o futuro ator entrou para o grupo de teatro da escola. Também se destacou nos esportes e fazia parte do time de beisebol e da equipe reserva de basquete. Depois de se formar, voltou a morar com o pai e a nova madrasta e se matriculou na Faculdade de Santa Mônica.

Apesar de ter feito o preparatório para o curso de Direito, um semestre depois de se transferir para a Universidade da Califórnia (UCLA), ele mudou para o de Drama. Nessa época, concorreu com mais 350 alunos e foi escolhido para interpretar Malcolm, em Macbeth. Depois, abandonou o curso para seguir a carreira de ator.

Carreira rápida e marcante

O início da carreira televisiva deu-se em um comercial da Pepsi Cola e o primeiro papel com falas foi em um especial de Páscoa. Em seguida, Dean conseguiu três oportunidades para atuar. São elas: como soldado, em Baionetas Caladas; treinador de boxe, em Sailor Beware; e, por fim, um jovem em Sinfonia Prateada.

Em sua busca por um emprego em Hollywood, Dean fez pequenos papéis e conheceu pessoas que o aconselharam no início de carreira. No entanto, foram três filmes que o consagraram como um dos maiores atores dos Estados Unidos.

Em 1953, Elia Kazan, diretor do filme Vidas Amargas, estava procurando um ator para interpretar Cal Trask, um personagem emocionalmente complexo. O roteiro do filme não pretendia ser uma adaptação completa do livro, tendo uma narrativa focada na terceira parte, com predominância de Cal Trask.

Mesmo considerando o jovem James Dean temperamental, decidiu que ele seria a escolha certa para o filme. Um dos fatos marcantes sobre a produção é a quantidade de cenas que foram improvisadas pelo protagonista.

Em seguida, Dean estrelou seu papel em Juventude Transviada, responsável por marcar a sua presença nas produções cinematográficas. Jim Stark, personagem de Dean, era um jovem revoltado que representava muito das angústias adolescentes.

Com a semelhança destes dois primeiros papéis, Dean ficou com medo de ser rotulado como um ator que só interpreta adolescentes rebeldes. Por isso, em seu trabalho seguinte, interpretou Jett Rink, um morador do Texas que ganha petróleo e se torna rico, no filme Assim Caminha a Humanidade.

Acidente fatal

Quando estava longe dos sets de gravação, Dean se interessava pelo automobilismo. Depois das filmagens de Vidas Amargas, comprou diversos veículos e chegou a competir antes de iniciar as gravações de Juventude Transviada.

Entretanto, não pôde dar sequência à carreira recém-iniciada. Isso porque a Warner Bros o impediu de participar de competições durante as gravações do filme Assim Caminha a Humanidade. Ao terminar de gravar, o ator decidiu competir novamente.

Foi no caminho para a competição em Sallinas, na Califórnia, que James Dean sofreu o acidente responsável por sua morte. Enquanto viajava com seus colegas, um Ford Tudor fez um retorno em um cruzamento e Dean não conseguiu parar a tempo. Seu Porsche bateu no lado do passageiro do Ford.

O passageiro que acompanhava Dean foi arremessado para fora do carro, mas sobreviveu. Já o ator ficou preso no automóvel com diversos ferimentos fatais, entre eles, uma fratura no pescoço. O motorista do Ford teve ferimentos leves.

No inquérito, Dean foi considerado culpado devido a sua alta velocidade — ele tinha recebido uma multa cerca de duas horas antes por excesso de aceleração. No entanto, um ex-oficial convocado para o local do acidente disse que, de acordo com a posição do ator, ele estava em velocidade normal para a localização.

Indicações ao Oscar

James Dean faleceu aos 24 anos. Ele foi o primeiro a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator, em 1956, pela atuação em Vidas Amargas, após a sua morte. Dos três filmes que estrelou, este foi o único que o ator viu o lançamento.

Depois, em 1957, Dean recebeu sua segunda indicação como Melhor Ator pelo trabalho em Assim Caminha a Humanidade. Apesar de não ganhar nenhuma das estatuetas, ele é o único ator que possui duas indicações póstumas ao Oscar.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome