Quinta, 18 Abril 2024

Se você possui interesse pelo mundo financeiro, prepare a pipoca e o bloco de anotações, pois, estes filmes são verdadeiras aulas sobre Economia

Para quem realmente acha que levar as finanças a sério é fator crucial para a manutenção do bem-estar pessoal e familiar, toda e qualquer dica relacionada à Economia é sempre bem-vinda, principalmente, quando essa temática tão delicada é abordada de maneira dinâmica e prazerosa.

Essa descrição inicial é certeira quando falamos de grandes clássicos do Cinema mundial que abordam o mercado financeiro, os investimentos e as bolsas de valores. Diversos filmes apresentam roteiros competentes na demonstração e elucidação dos bastidores do sistema financeiro, evidenciando o funcionamento das transações e os processos contidos no universo monetário.

Apesar de, geralmente, o foco das obras serem casos extremos, como períodos de crise e episódios históricos, esses conteúdos costumam render orientações e conselhos para quem possui interesse sobre a pauta em questão, independentemente se a aplicação for de cunho particular ou profissional.

Abaixo, selecionamos uma interessante lista com os principais títulos para você que deseja compreender as relações e estruturas do atual sistema financeiro vigente. Vaidade, ganância, excessos, riscos, parcerias e traições são apenas alguns dos elementos que tornam essa categoria de filme ainda mais intrigante e envolvente. Confira:

Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street)

Ano: 1987

Direção: Oliver Stone

Elenco: Michael Douglas, Daryl Hannah, Charlie Sheen, Martin Sheen

Começamos com o clássico de Oliver Stone, expoente do “Cinema financeiro”. O filme conta a história de Bud Fox (Charlie Sheen), um trader iniciante, e sua relação com Gordon Gekko (Michael Douglas), figura experiente no mercado.

Demonstrando técnicas envolvidas, sobretudo, o procedimento denominado insider trading, o roteiro exibe, ainda, como muitos agentes do setor financeiro acabam entrando em trâmites ilegais movidos pela ganância. O roteiro rendeu o Oscar de Melhor Ator para a interpretação de Michael Douglas.

O Primeiro Milhão (Boiler Room)

Ano: 2000

Direção: Ben Younger

Elenco: Vin Diesel, Giovanni Ribisi, Nia Long, Nicky Katt

Contrariando a imagem do grandioso mercado financeiro mundial, o filme de Ben Younger se passa em uma pequena, e agressiva, corretora de ações norte-americana que promete a obtenção de lucros em um curto espaço de tempo.

A obra acompanha o crescimento de um corretor que coordena transações com altas remunerações. O rendimento é tão expressivo que ele passa a questionar a legalidade dos ativos negociados e, consequentemente, de todo o negócio no qual se envolveu.

Trabalho Interno (Inside Job)

Ano: 2010

Direção: Charles Ferguson

Elenco: Matt Damon, Gylfi Zoega, Andri Snaer Magnason

Dividido em 5 partes sequenciais, o documentário esmiúça os fatores que propiciaram o crescimento e a explosão da crise econômica de 2008 — alterações contratuais e regulatórias, bem como práticas financeiras sobre o setor imobiliário são alguns bons exemplos explorados por Charles Ferguson.

Segundo o diretor, a corrupção enraizada dentro do governo dos EUA, fomentada por indústrias e instituições financeiras colossais, foi a principal responsável pelo delicado momento.

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Ano: 2013

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey

Indicado a 5 Oscars, o filme, dirigido pelo icônico Scorsese, conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) e de sua corretora Stratton Oakmont, inspirado em uma história real, sendo considerado um clássico deste século.

Por intermédio do personagem principal, que narra seus próprios passos, o espectador acompanha o astronômico crescimento do trader, que enriquece por meio de uma série de fraudes. Em paralelo, a vida luxuosa e repleta de excessos de Jordan é relatada.

A Grande Aposta (The Big Short)

Ano: 2015

Direção: Adam McKay

Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt

Também indicado a 5 Oscars, esse filme é uma das melhores opções para quem deseja compreender a crise de 2008. Inspirada no livro The Big Short, de Michael Lewis, a película acompanha um grupo de investidores que, percebendo o desastre iminente, se antecipa nas negociações visando uma ilesa escapatória.

Expondo concepções e pontos de vista, o filme é excelente em explicar os fatores de risco envolvidos nas transações, principalmente, porque utiliza uma linguagem clara e bem-humorada durante a abordagem de conceitos complexos.

O Mago das Mentiras (The Wizard of Lies)

Ano: 2017

Direção: Barry Levinson

Elenco: Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Alessandro Nivola, Hank Azaria

Inspirado em fatos verídicos, O Mago das Mentiras conta a história do ex-chairman da bolsa de valores NASDAQ. Bernie Madoff é reconhecido por realizar o maior esquema Ponzi da história, e a película relata, justamente, as técnicas e processos utilizadas por ele para a manutenção do procedimento até sua queda, decorrente da crise de 2008.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome