Quinta, 18 Abril 2024

 

Tida como maior nome feminino do esporte, Allyson Felix venceu poucos meses após gravidez

Allyson Felix, de 33 anos, conquistou, no dia 1º de outubro do ano passado, a 12ª medalha de sua vitoriosa carreira como corredora. Até aí tudo bem, o detalhe é que a atleta realizou a prova dez meses após sua gravidez. Não satisfeita com a conquista impressionante, Allyson ainda lutou pelos direitos iguais nos esportes ao se posicionar contra sua patrocinadora, que queria cortar seu salário.

A conquista chamou a atenção do mundo e também significa que Allyson passou outro atleta lendário, Usain Bolt. O jamaicano tem 11 medalhas de ouro, sendo ultrapassado pelas 12 da recém mamãe. É o poder feminino fazendo história também no esporte. Confira mais sobre o caso.

Gravidez

Tida como maior nome da história do atletismo feminino, Allyson deu à luz em dezembro de 2018 e retornou às competições em julho do ano passado, ou seja, cerca de oito meses após o parto. Tal fato realça a impressionante, e rápida, recuperação física e mental da atleta.

A campeã acabou realizando uma cesariana de urgência, logo na 32ª semana de gravidez, devido ao seu estado de pré-eclâmpsia, em que a pressão arterial se encontra muito alta. A cesárea tem seu lado bom e ruim, pois, ao mesmo tempo que a gestante vivencia menos dores, há o risco por conta da cicatrização.

Luta por direitos iguais

A americana entrou em intensa disputa com a Nike, uma das maiores marcas esportivas do mundo, já que é uma prática comum receber menores quantias de salário durante o período da gestação e alguns meses depois.

De acordo com a atleta, seu salário seria diminuído até atingir a marca dos 30% anteriores à gravidez. “É um exemplo de uma indústria esportiva onde as regras são feitas, em grande maioria, pelos homens”, contou.

Ela acabou ganhando a disputa, já que a marca se comprometeu em não reduzir o pagamento dela por pelo menos 18 meses e sem penalizações por resultados ruins e abaixo das expectativas. Allyson, entretanto, acabou mudando de patrocínio e assinou com outra marca, a brasileira Athleta.

Diferenças de tratamento no esporte

O receio de Allyson não é incomum entre as mães do esporte, um exemplo é a jamaicana Fraser-Pryce. Ela também foi medalha de ouro em Doha e tem um filho de dois anos, com quem comemorou muito a conquista.

Pryce enfrentou os mesmo desafios que Allyson e não ouviu quem lhe dizia para parar, decidindo seguir em frente e acreditar no próprio potencial. Outras atletas também já reclamaram da diferença que recebem, em especial no corte dos salários, como é o caso de Kara Goucher e Alysia Montaño.

Allyson já chegou a esconder a gravidez

Seu desejo por competir é tão grande que teve de esconder de seus treinadores a gestação. Como os efeitos da gravidez já estavam aparecendo em 2018, todos estranharam a queda nítida em seus resultados.

Um exemplo é o tempo em que percorreu a prova dos 400 metros: nas Olimpíadas do Rio, em 2016, levou 49s51 para completar o trajeto. Em 2018, o tempo aumentou para 51s. Fora das competições, a atleta passou a se dedicar muito mais a si mesma e apreciar a companhia do marido até o momento da gestação.

Conquistas de Allyson

A velocista é tida por muitos como a maior do esporte de todos os tempos, ao lado do representante masculino, Usain Bolt. Ela soma incríveis nove medalhas olímpicas, todas de ouro, e mais 16 conquistadas em Campeonatos Mundiais, das quais 11 são de ouro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome