Sexta, 19 Abril 2024

 

Imigrantes estão na região desde 1912 e transformaram o bairro em um pedacinho do continente, bem no meio da capital paulista

Localizado no centro de São Paulo, o bairro da Liberdade é um dos mais visitados da cidade, especialmente, por conta de suas lojas e restaurantes orientais, além de construções típicas do continente asiático.

No início de sua construção, o bairro era bastante habitado por imigrantes portugueses e italianos, mas, em 1912, chegaram por lá os primeiros japoneses, que vieram em busca de oportunidades no país.

De lá pra cá, chineses e coreanos também começaram a habitar o bairro, deixando a região cada vez mais a cara de seus países de origem. Um dos aspectos que, definitivamente, foi influenciado é a arquitetura.

Muitos comércios têm fachadas escritas em chinês e japonês, que, misturadas às características de construção tipicamente orientais, ressaltam o estilo e fazem com que quem visita o bairro realmente se sinta um pouco na Ásia.

Tradição e modernidade andam juntas

Os imigrantes, inicialmente, ocuparam as habitações deixadas pelos antecessores, mas logo começaram, também, a construir suas próprias casas e comércios, com a marcante estética japonesa, a qual tradição e modernidade andam juntas.

A combinação dessas construções com os arranha-céus, e as largas avenidas do centro da capital paulista, cria um contraste muito interessante, que faz da Liberdade um local único, onde é possível tirar fotos icônicas. Não é a toa que todo turista faz pelo menos uma selfie por lá.

O design japonês está por toda parte. Às vezes, apenas em pequenos detalhes da fachada de prédios e lojas, outras, em um prédio inteiro construído em estilo oriental. A beleza dos telhados de estilos variados, comuns na Ásia, é um dos charmes particulares do bairro.

Uma curiosidade é que os telhados de beirais servem para diminuir a incidência de raios solares e ajudam a melhorar a ventilação, já que o verão japonês é bastante abafado. Como os verões em São Paulo também podem ser bem quentes, além de estilosas, as construções com esse tipo de telhado são mais fresquinhas nessa época.

Em vários locais do bairro, predominam as marcas do Art Nouveau, um estilo internacional de arquitetura, que começou na Europa, mas foi bastante influenciado pela perspectiva plana e as cores fortes das impressões japonesas em madeira. Assim, também se tornou muito popular em países da Ásia.

Um dos locais mais influenciados pelo estilo é a rua Galvão Bueno, onde também foram instaladas lanternas suzurantõ, tradicionais do japão. Os inconfundíveis postes vermelhos são sucessos entre os turistas e uma das características mais marcantes do bairro.

Karaokês são presenças marcantes

Com os anos, a cultura asiática também foi se fazendo muito presente no bairro. O número de karaokês, por exemplo, é crescente. Muito populares na Ásia, eles também fazem cada vez mais sucesso entre os paulistanos e os turistas que visitam a cidade.

Por fora, eles parecem bares normais ou, às vezes, são apenas uma portinha. Mas, por dentro, a maioria desses ambientes traz muitos elementos do design e da arquitetura japonesa, como colunas e cores naturais, que contrastam com os arranjos coloridos da decoração.

Jardim Oriental é um charme à parte

Bem no meio de uma das ruas mais turísticas da Liberdade, há um pequeno parque, com características dos parques asiáticos, que ajuda quem o visita a se sentir mesmo em outro país: O Jardim Oriental. Com plantas e paisagismo típicos do Japão e um largo artificial, o local consegue transmitir um pouco da tranquilidade oriental, no meio do caos de São Paulo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome