Quinta, 28 Março 2024

Se você tem curiosidade para saber mais sobre as frutas exóticas disponíveis na América Latina, não deixe de ler o material que preparamos para você!

O Brasil é um país rico em sabores, cores e belezas e, felizmente, sabemos aproveitar boa parte disso. Não por acaso, a tal bebida produzida a partir do guaraná é paixão nacional.

Mas essa não é a única fruta que conquistou as pessoas: o açaí, consumido puro ou com doces, biscoitinhos e grãos — algo que pode causar choque aos mais conservadores —, tem sido amplamente comercializado, dentro e fora do país.

Outras frutas oriundas de regiões amazônicas também têm sido utilizadas na produção de sorvetes, sucos, energéticos, doces, produtos de cabelo, artigos para a pele. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre elas.

Araticum-do-cerrado

Você conhece a araticum-do-cerrado? Com formato parecido com o da fruta-do-conde, ela também é conhecida como bruto ou marolo. Seu fruto é bem grande e, a depender da cor da polpa, pode ser mais doce (rosado) ou ácido (amarelado).

Pode ser consumida in natura, o que faz com que seja bastante aproveitada pela população local, e como ingrediente de sucos, bolos, doces, bolachas e geleias. Há quem diga ainda que as sementes da planta são excelentes para ajudar na regulação do ciclo menstrual e para diminuir as dores do reumatismo. Sobre essa parte, a dica é: sempre consulte um médico antes de fazer um tratamento auxiliar.

Buriti

Também conhecida como miriti, é uma planta que pode alcançar até 30 m de altura. O seu caule tem espessura significativa: pode alcançar até 50 cm de diâmetro. É uma planta encontrada nas veredas, no Cerrado brasileiro, e floresce durante todo o ano. A sua melhor época, no entanto, ocorre entre os meses de abril e agosto.

A planta fornece palmito, mas este não é, costumeiramente, consumido. As maiores utilizações do fruto do buriti, por sua vez, são na produção de doces, vinhos, sucos, picolés, manteigas corporais e óleos. Há, ainda, quem utilize o fruto para alimentação de animais.

Abricó do Pará

Também chamada de abricó-selvagem ou abricó de São Domingos, pode ser encontrada na América Central, na América do Sul, nas Antilhas e até em algumas partes da América do Norte, mas é originária da região amazônica.

Floresce no finalzinho da primavera e tem frutos comestíveis, com polpa suculenta, macia, em tons de amarelo e laranja. Tem sabor adocicado e textura variável, dependendo de quão madura está.

Os frutos podem ser consumidos in natura, mas, também, em licores, geleias e compotas. As flores, por sua vez, são utilizadas para a criação de um destilado, o chamado Eau Créole.

Tamarillo

Também conhecida como tomate tamarillo, tomate arbóreo e tomate maracujá, a fruta do tamarillo é originária do Chile, do Equador e do Peru. Apesar disso, a maior produtora da iguaria, nos dias de hoje, é a Nova Zelândia.

A fruta pode ser vermelha ou amarela, por conta da presença de pigmentos específicos. Há quem diga que não há diferença entre os sabores, mas o tamarillo vermelho tende a ser mais consumido do que o amarelo.

No que tange o valor nutricional, boas notícias: a fruta é rica em vitaminas A, B e C, além de ter boa concentração de ferro, potássio, fósforo e cálcio. Pode ser consumida in natura, em sucos, molhos e afins, além de ser ótimo acompanhamento para proteínas vegetais ou animais.

Achachairú

Fruta típica da Bolívia, o achachairú também é produzido no Nordeste brasileiro. É parente do mangostão, outra fruta exótica, dessa vez, originária do trópico asiático.

Tem frutos levemente arredondados, em cor amarelada, puxada, um pouco, para o laranja, e casca lisa, mas bastante resistente. A polpa, por sua vez, é branca, suculenta e deliciosa. Há quem diga que o sabor é próximo ao do araçá, outra fruta apetitosa. Na dúvida, vale provar as duas e dar o veredito.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome