O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira prestigiou a cerimônia de assinatura do contrato de construção das Fragatas “Classe Tamandaré”, na tarde de quinta-feira (dia 05), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, e contou com presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, entre outras autoridades.
Por meio do Programa Classe Tamandaré, a Marinha do Brasil vai adquirir quatro embarcações modernas para renovação da esquadra. Os navios, de grande complexidade tecnológica e alto poder combatente, visam incrementar a capacidade de defesa (monitoramento e proteção) da extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 mil km², denominada Amazônia Azul.
Além disso, as embarcações realizarão operações de busca e salvamento e atenderão a compromissos internacionais, entre outras tarefas. A previsão de entrega dos navios à Marinha é entre 2024 e 2028. A construção dos navios em território nacional (Santa Catarina) contribuirá para o aprimoramento da manutenção dos meios navais e fomentará a indústria nacional de defesa, gerando empregos diretos e indiretos.