Terça, 19 Março 2024

Muitos brasileiros pretendem realizar viagens internacionais em 2020, mas com a oscilação do dólar, é preciso pesquisar bastante sobre a economia

O nosso país está passando por grandes oscilações na economia, ou seja, o valor do dólar pode variar de acordo com os acontecimentos do dia. Por isso, quem pretende realizar viagens internacionais precisa pesquisar sobre a moeda.

Mas essa pesquisa deve ir além de saber quanto o dólar está valendo: inclui conhecer o momento atual da economia do país de origem e o de destino, quais são as grandes questões globais que incidem diretamente no valor da moeda e quanto será preciso poupar para que a viagem seja bem-sucedida.

Apesar de, atualmente, o valor do dólar estar alto, precisamos reforçar que viajar para o exterior não é uma tarefa impossível. Pesquisando passagens e hospedagens com valores acessíveis, tudo fica mais fácil.

Pensando nisso, apresentamos neste conteúdo exclusivo como se planejar para uma viagem internacional com a oscilação do dólar.

Por que o dólar varia tanto?

Existem diversos motivos para que o dólar varie, seja dentro do período de um dia, semana ou mês. O primeiro deles seria algum embate econômico, principalmente aqueles que envolvam os Estados Unidos e a Bolsa de Nova York; ou até mesmo quando o presidente estadunidense, Donald Trump, realiza algum pronunciamento.

Quando, no momento do fechamento, algo de extraordinário ocorre, o dólar pode fechar em alta ou em baixa. No nosso caso, é favorável quando ele fecha em baixa.

Qual a diferença entre a cotação real e a cotação de turismo?

Muitos turistas se assustam ao realizar a troca da moeda em casas de câmbio. Afinal, o dólar, em um dia específico, fecha em um determinado valor, mas, nas casas, aparece outro. O motivo seria a diferença entre o dólar comercial e o dólar de turismo.

Explicando de maneira sucinta, o dólar comercial seria voltado para as pessoas jurídicas, ou seja, empresas que possuem negócios internacionais. Assim, a troca de serviços se basearia nesse dólar que é divulgado em jornais e anúncios, por exemplo.

Já o dólar de turismo corresponde às pessoas físicas que estão realizando viagens para fora do país, principalmente para os Estados Unidos. Esse dólar costuma ser mais caro, pois sofre acréscimo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais são as melhores dicas?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o contexto em torno do dólar, saiba quais são as melhores dicas para quem pretende viajar para fora do Brasil:

Tenha um planejamento bem detalhado

É preciso se planejar com meses de antecedência, sobretudo se parcelamentos no crédito precisarão ser realizados. Assim, próximo à viagem, todas as despesas estarão pagas e programadas, caso algum imprevisto aconteça.

Acompanhe as taxas de câmbio

Ao decidir realizar uma viagem internacional, é preciso verificar todos os dias as taxas de câmbio, analisando as suas variações. Se, em algum momento, o dólar operar em baixa, por exemplo, é indicado fazer compras nessa moeda.

Selecione opções mais baratas

Se economizar for o seu foco, tenha em mente que optar por hospedagens e programas mais baratos será o meio mais fácil de poupar grana. Isso significa escolher hotéis mais simples, ir a restaurantes menos sofisticados e usar meios de transporte públicos.

Se preciso, adquira a moeda aos poucos

Se nós estamos em fevereiro, mas a sua viagem só ocorre em dezembro, por exemplo, isso não quer dizer que a moeda precisará ser trocada apenas no momento da viagem, muito pelo contrário: o dólar pode ser comprado em dias que o seu fechamento estiver em baixa e o real em alta. Ao longo dos meses, perceberá uma grande economia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome