Na última quarta-feira (19), empregados da CDRJ se reuniram com a Procomex, com órgãos anuentes e membros da comunidade portuária para dar continuidade ao Projeto Sistema Comunitário Portuário (Port Community System, no original em inglês).
O encontro teve como objetivo discutir com maior profundidade os gargalos atuais nos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí, além dos possíveis serviços e funcionalidades a serem desenvolvidos dentro do Projeto. Os participantes foram divididos em 3 grupos para votação das ações prioritárias.
Como resultado da votação, o grupo de trabalho definiu como ponto de partida do Projeto, as seguintes propostas: o agendamento online de inspeção de carga e embarcações entre os órgãos de controle envolvidos e os atores do setor privado; a integração e transparência no processo para comunicar automaticamente as programações de atracações, visibilidade, manobra de atracação e chegada do navio, e a Programação automatizada do Offshore.
Relembre o Projeto - O Projeto é financiado pelo Prosperity Fund, fundo de cooperação do Governo Britânico. Com o aval da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), visa aumentar a competitividade e eficiência dos portos brasileiros, reduzir o tempo das embarcações atracadas e diminuir as despesas para importadores e usuários dos terminais. Tudo isso por meio de um sistema totalmente integrado, que reúne todos os sistemas e informações existentes em uma única plataforma, com o objetivo de que todos atuem em cooperação, maximizando a possibilidade de ganhos.