Sexta, 19 Abril 2024
Fique de olho nos equívocos mais comuns entre investidores e comece 2020 com o pé direito

Há alguns anos o número de investidores no Brasil tem aumentado expressivamente. Essa mudança aconteceu, principalmente, porque as pessoas passaram a buscar mais conhecimento sobre o mercado financeiro e também das melhores formas de fazer o dinheiro render mais.

Ainda que tenha crescido bastante, a quantidade de investidores brasileiros está longe da média mundial. Isso acontece, pois muitas pessoas ainda têm medo de errar por não saberem qual casa de investimentos escolher ou qual valor ideal para dar início.

Todas essas dúvidas são normais e corriqueiras. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 7 dicas para não errar na hora de investir.

Esqueça a poupança

Atualmente, a poupança é o investimento preferido dos brasileiros. Esse tipo específico de aplicação chama atenção por ser sólida, entretanto, não é a melhor escolha a se fazer enquanto investidor. Apesar de ser muito popular, seu rendimento deixa muito a desejar.

Por conta da queda da taxa de juros no Brasil nos últimos meses, a remuneração da poupança oferece somente uma porcentagem de 3,15% ao ano. A expectativa para 2020 é de que as aplicações na poupança não tenham ganho real, ou seja, ao invés de ganhar dinheiro, você estaria perdendo nessa aplicação.

É importante destacar que o cenário de juros baixos que vemos hoje deve estabilizar e

se manter por um tempo. Para os investidores isso significa que, para ver seu dinheiro render mais, a solução é diversificar a carteira e fugir da poupança.

Saiba filtrar as informações

O mercado financeiro é constantemente abalado por notícias políticas, econômicas e culturais. Saber filtrar todos esses acontecimentos e observar exatamente o que cada um acarreta no mundo das finanças é essencial para realizar os investimentos da forma mais rentável possível.

É totalmente compreensível se animar com notícias sobre o aquecimento da economia, porém na hora de escolher as aplicações é necessário deixar as emoções de lado e enxergar os números da maneira que eles são realmente.

Não acredite em milagres

Quem nunca ouviu da boca de um conhecido sobre um negócio incrível, rentável e como rápida aplicação, que atire a primeira pedra. Histórias como essa são comuns em qualquer época, por um simples motivo: ainda existem pessoas que acreditam que é possível ganhar dinheiro dessa forma.

Caso você tenha interesse em continuar conhecendo e estudando o mundo das finanças, descobrirá que não existe ganhos altos da noite para o dia. Por isso, tire essa ideia da sua cabeça, muito menos coloque o seu dinheiro em um "investimento" desse tipo.

A pior coisa que pode acontecer é você perder tudo e ainda se endividar. Acredite, casos como esse são mais comuns do que a gente imagina. Procure investir seu capital somente naquilo que você entende e confia.

Evite colocar todo seu dinheiro na bolsa

O cenário do fim de 2019 foi bastante positivo para a Bolsa de Valores, que terminou o ano com uma alta expressiva de 31,58%. Isso também significa que milhares de investidores migraram para a bolsa de valores atrás de rendimentos melhores. Diante de um mercado de ações em alta e juros em queda, todo mundo quer sair ganhando.

Esse é um bom movimento para qualquer investidor, entretanto, é preciso ficar atento para não apostar todas as fichas em um lugar só. O erro é investir somente na bolsa! Até porque é uma aplicação extremamente variável e pode sofrer uma queda a qualquer momento.

Busque diversificar seus investimentos

Complementando o item anterior, um dos maiores erros que qualquer investidor pode cometer é colocar todo o seu capital em apenas uma aplicação. Esse tipo de ação vale para qualquer uma: fundos, renda fixa e bolsa de valores. Para se tornar um grande investir, é preciso diversificar a sua carteira de ações, diminuindo assim o risco de perder muito dinheiro.

Não perca o foco

Diversificar a carteira é essencial, mas dar ouvidos a todo mundo pode ser um passo para o fracasso. Beber de várias fontes é uma estratégia que vale para muitas áreas do conhecimento, entretanto, é preciso cuidado para saber filtrar todas as informações que chegam até você.

Seguir todas as dicas de todos os conhecidos ou experts é uma péssima escolha. O ideal é ouvir os conselhos e analisar de que maneira eles se encaixam na sua realidade. Pondere se realizar aquela ação terá o mesmo resultado para você assim como teve para o outro.

Não esqueça o seu perfil do investidor

Conhecer bem o seu perfil de investidor é a melhor forma de realizar aplicações da maneira mais rentável e segura de acordo com as suas prioridades e, é claro, sua realidade. Manter seus investimentos em consonância com o seu perfil significa deixar as expectativas controladas, de acordo com o esperado.

Dessa forma, é possível iniciar os investimentos de 2020 fugindo de muitas furadas. Mesmo lendo muito sobre o assunto, algumas experiências só adquirimos na prática, por isso, deixe o medo de lado e dê o pontapé inicial na sua carreira de investidor.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome