É possível economizar morando sozinho e nós vamos provar isso
Quem nunca sonhou em morar sozinho e ter seu próprio espaço, não é mesmo? No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Morar sozinho envolve organização e, o mais importante, dinheiro. Mas fique tranquilo, existem maneiras de economizar em detalhes do dia a dia para conseguir fechar a conta no fim do mês, como controlar os gastos ou até mesmo congelar comida para a semana.
Quem mora sozinha precisa controlar todos os seus gastos e economizar o máximo possível para não passar por apuros. Afinal, não dá para ficar dependendo dos outros para resolver seus problemas.
Veja, a seguir, algumas dicas de como economizar morando sozinho:
Congele sua comida
Economia também demanda organização. Um dos maiores gastos para quem mora sozinho é ficar comendo fora. Por isso, uma dica é fazer uma listinha, ir ao mercado e comprar todos os itens necessários. Em seguida, cozinhe o suficiente para a semana e congele a comida em potinhos para cada dia da semana. Repita o mesmo nas próximas semanas.
Aprenda a guardar dinheiro
Saiba separar uma parte de sua renda em uma poupança. Atualmente, existem boas opções para juntar dinheiro e fazer com que ele renda. Ter essa economia guardada é muito importante, pois quando você começa a morar sozinho muitos imprevistos podem acontecer, e uma conta pode acabar pegando você de surpresa. Esteja preparado!
Pague as contas em dia
Pagar as contas em dia também é um fator muito importante. Os juros que correm quando você paga os boletos atrasados costumam ser muito altos e acabam virando uma bola de neve.
Por isso, fique atento às datas. Faça uma planilha com todos seus gastos mensais e se organize para conseguir pagar as contas nas datas certas. Fique atento ao débito automático, ele pode ser útil quando utilizado de maneira inteligente.
Tenha apenas o necessário em casa
Um dos principais erros de quem vai morar sozinho é querer decorar a casa de uma só vez. Comece aos poucos e vá comprando apenas os itens necessários. Faça um planejamento e uma lista de itens que sua casa precisa. Assim, a cada mês você pode ir adquirindo o que ainda falta para sua casa ficar completa.
Reveja suas despesas
Quando você mora sozinho, cada pequeno gasto faz diferença. Por exemplo, aqueles “trocados” que você gasta diariamente com lanches, somados, podem ser suficientes para pagar uma despesa pequena. Pense nisso.
Avalie também a importância e os valores que você paga em serviços contratados, como jornais, TV por assinatura, plano de celular, academia, entre outros. Caso você não queira abrir mão de nenhum deles, pesquise e procure por opções mais acessíveis e econômicas.
Saiba escolher a moradia ideal
A localização e o tipo de moradia podem influenciar muito nas despesas, por isso, é muito importante saber escolher o tipo de moradia compatível com sua renda mensal. Todos sonhamos com a casa ideal, mas é importante saber começar aos poucos.
Pesquise os bairros e regiões onde os custos são menores, faça as contas dos valores que serão gastos com transporte. Ou até mesmo cogite morar em uma casa mais próxima dos lugares que você costuma frequentar.
Realizar o sonho de morar sozinho é possível, basta ficar atento aos detalhes que fazem toda a diferença. Fique atento às dicas e se esforce, porque, no final, você verá que valeu a pena todo o esforço para poder chamar um lugar de seu.