Além disso, sua arquitetura apresenta linguagem contemporânea e acentuada plasticidade, com sua estrutura mista moldada em concreto e aço. A cobertura do terminal de passageiros possui abertura zenital e telhas em tom de verde procurando reproduzir a cor singular do mar de Maceió, capital de Alagoas. O idealizador do projeto e sua equipe, o arquiteto Mário Aloísio Melo, pensaram nas velas das jangadas desse mesmo mar quando escolheram o formato das torres de iluminação da pista de pouso e decolagem.
O tom de modernidade não fica apenas na beleza de suas linhas. O novo terminal de passageiros foi construído com a mais moderna tecnologia. É totalmente climatizado, com sistema informatizado que regula desde a intensidade da iluminação e do ar refrigerado, até a velocidade das escadas rolantes. Sendo o primeiro aeroporto do Brasil a contar com a tecnologia de eficiência energética de Cogeração de energia, uma parceria da Infraero com a Petrobrás, que permite uma forma de energia ambientalmente limpa, com a utilização de gás natural.
O Aeroporto de Maceió conta com o Aeroshopping — com vários estabelecimentos comerciais em funcionamento de compras, lazer e arte, e ainda conta aérea para novos parceiros (alterado) – e um importante acervo artístico em exposição permanente, com obras de arte contemporânea dos artistas Tânia Maia Pedrosa, Maria Amélia Vieira, Dalton Costa, Lula Nogueira, Rosa Piatti, Ana Maia, Rogério Gomes, Orlando Santos, Beto Normande, Bárbara Lessa, Rogério Sarmento, Reinaldo Lessa, Marta Arruda, Sandra Neves e Reinaldo Lessa, Alex Barbosa e Satyro Marques.
Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares
- Detalhes
- Categoria: Artigos
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!